No último sábado (29), Roger Waters lançou uma nova música. Intitulada “Sumud” — palavra árabe que significa “perseverança firme” ou “resistência inabalável” —, a faixa aborda a luta contra a opressão, critica a postura de bilionários e menciona o trabalho de ativistas ao redor do mundo, entre eles, o de Marielle Franco.
Vereadora do Rio de Janeiro e socióloga, a política foi assassinada a tiros em 2018. Na letra, o cantor cita o seu nome ao lado de Rachel Corrie, Shireen Abu Akleh, Sophie Scholl e Anne Frank e diz: “Lembro-me bem de você/ De onde você ficou, de onde você caiu/ Você foi brutalmente assassinada/ Mas seu espírito permanece.”
Segundo o próprio músico, a canção foi gravada recentemente e é um “trabalho em progresso”. Ao canal da WorldBeyondWar.org ainda em julho, o artista já havia revelado a existência da faixa, explicando:
“‘Sumud’ é só uma demo. Não é a versão final porque ainda não tem as vozes do coral. E o coral somos todos nós, no mundo inteiro, toda a gente comum protestando contra o genocídio em Gaza e contra todas as outras guerras e toda a dor desnecessária e sofrimento que nos são impostos pela classe dominante e pelos oligarcas. Não vou dizer mais nada sobre, mas estou ansioso para que as pessoas escutem.”
Ouça abaixo ou clicando aqui:
Roger Waters e Marielle Franco
Roger Waters já homenageou Marielle Franco em outras ocasiões. Em 2018, durante apresentação no Rio de Janeiro, o ex-integrante do Pink Floyd usou uma camisa com a frase “lute como uma Marielle Franco” e chamou para o palco a filha da ativista, Luyara Santos, a irmã, Anielle Franco, e a viúva, Mônica Benício.
Ao público, afirmou na ocasião (via Agência Brasil):
“Marielle Franco ainda está conosco em nossos corações. De muitas formas, Marielle Franco é a líder deste país.”
Ao receber a medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em uma ação promovida por Mônica em outubro de 2023, o cantor também ergueu uma placa com os dizeres “lute como Marielle Franco”. Além disso, durante as outras apresentações da turnê “This is Not a Drill”, o nome da vereadora continuou sendo exibido nos telões na faixa “The Powers That Be”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

The Pros And Cons Of Hitch Hiking e Radio K.A.O.S. são discos fraquinhos e nunca venderam nada..RW tem que agradecer a deus todos os dias por ter conhecido Syd Barret(o 1 compositor da banda) , Richard Wright ,Nick Mason e Dave Gilmour. Sem os citados acima RW seria no máximo um critico musical frustrado do jornal “The Guardian” e olhe lá…..