...

Por que foi tão difícil substituir Dio no Rainbow, segundo Ronnie Romero

Vocalista chileno entrou para a banda em 2015 e viveu um verdadeiro dilema: "as pessoas não querem ver uma cópia, mas também não querem ouvir algo muito diferente"

Ronnie Romero entrou para o Rainbow em 2015 quando a banda retomou as atividades. Com a difícil tarefa de assumir a posição antes ocupada por nomes como o saudoso Ronnie James Dio, Joe Lynn Turner e Doogie White, o vocalista chileno viveu um verdadeiro dilema.

Durante entrevista ao canal GloryIsNoiseTV, o cantor revelou que precisou criar um equilíbrio entre respeitar os seus antecessores e mostrar a própria identidade. Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ele disse:

- Advertisement -

“Não acho que o público gostaria de ver uma cópia exata do original. Então, sempre coloquei esse espaço. Eu tentava chegar o mais próximo possível do original, respeitando o cantor original, mas também colocava a minha própria interpretação e performance.” 

Especificamente em relação ao trabalho de Dio, era ainda mais difícil. Ao seu ver, a percepção do público a respeito das músicas originalmente cantadas pelo falecido artista – que gravou os três primeiros discos “Ritchie Blackmore’s Rainbow” (1975), “Rising” (1976) e “Long Live Rock ‘n’ Roll” (1978) – estava ainda mais “enraizada”:

“As pessoas não querem ver uma cópia, mas também não querem ouvir algo muito diferente. Principalmente com as músicas do Rainbow da fase com o Dio – elas estão tão enraizadas na cabeça das pessoas que, se você se distancia demais, elas simplesmente não gostam. Então, para mim, existia esse espaço no qual eu podia me aproximar do original, mas também colocar minha marca, sem soar estranho para ninguém.”

Sendo assim, Romero lidou com muitas críticas enquanto frontman do Rainbow. À época, o vocalista confessou ao Blabbermouth que costumava ler os comentários negativos recebidos nas redes sociais, o que prejudicou consideravelmente a sua saúde mental e o levou a pensar em suicídio: 

“Era algo que me fazia muito mal. Sinceramente, aqui está um cara, um sul-americano que se mudou para a Europa em busca de uma chance na vida. Não só na música, mas de forma geral. De repente, você está nos holofotes. Muita gente falando de um jeito bom, mas também de um jeito ruim. Eu prestava muita atenção. Isso me deu muito estresse e frustração. Foi um momento difícil da minha vida, incluindo o aspecto pessoal, quando me divorciei há quase três anos. Tive a intenção de cometer suicídio duas vezes. Foram tempos muito difíceis. Eu estava prestando muita atenção no que as pessoas falavam sobre mim. A partir daí, precisei me liberar um pouco das redes sociais. Tentei fazer o meu melhor. As pessoas vão me criticar de qualquer maneira.

O futuro do Rainbow

Em entrevista à Metal Express Radio também em 2023, Ronnie Romero declarou não acreditar que o Rainbow volte a fazer shows. Até o momento, a última apresentação aconteceu em 15 de junho de 2019, quando a banda se apresentou no festival espanhol Rock the Coast.

Além do cantor e do líder e guitarrista Ritchie Blackmore, a formação mais recente também contava com o tecladista Jens Johansson (Stratovarius), o baixista Bob Noveau, o baterista David Keith e as backing vocals Candice Night – esposa de Blackmore – e Lady Lynn.

** No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos, oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, gratuitamente, 24 horas por dia. Qualquer pessoa que queira e precise conversar, pode entrar em contato com o CVV, de forma sigilosa, pelo telefone 188, além de e-mail, chat e Skype, disponíveis no site www.cvv.org.br.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que foi tão difícil substituir Dio no Rainbow, segundo Ronnie Romero
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades