...

O baterista mais único que o Guns N’ Roses já teve, segundo Josh Freese

"Ele tinha um swing e uma ginga meio estranha, muito própria, que não dá realmente pra reproduzir", opinou o atual integrante do Nine Inch Nails

Josh Freese é dono de um currículo extenso. Em atividade desde o fim da década de 1980, o atual baterista do Nine Inch Nails participou de inúmeras gravações em estúdio e integrou várias bandas, como Foo Fighters, Weezer, The Offspring e até o Guns N’ Roses.

O músico trabalhou com Axl Rose entre 1997 e 1999, durante as gravações do disco “Chinese Democracy” (2008). Apesar do envolvimento nos bastidores, o artista aparece creditado somente como responsável por certos arranjos e composição da faixa-título. 

- Advertisement -

Considerando os outros bateristas que passaram pelo GN’R, é claro para Freese que um em específico adotou um estilo único e difícil de imitar enquanto membro da banda: Steven Adler.

Conversando com o Music Radar a respeito do álbum de estreia “Appetite for Destruction” (1987), Freese afirmou que o colega de profissão tinha uma abordagem muito própria e diferente. Ao seu ver, como explicado, é basicamente impossível de reproduzi-la:

“Ele tinha um swing e uma ginga meio estranha, muito própria, que não dá realmente pra reproduzir e que era algo muito próprio daquela época. Nem sei se o Steven Adler conseguiria fazer isso de novo. Sinceramente, foi só a forma como tudo aconteceu, algo que acontece uma vez só.”

O assunto veio à tona por causa da regravação de “Appetite for Destruction” feita nos anos 1990. Em entrevista a Kurt Loder, da MTV, Axl Rose revelou que refez o álbum com Freese na bateria, Tommy Stinson no baixo, além de Paul Tobias e Robin Finck nas guitarras.

Segundo o cantor à época, o disco inteiro foi renovado, “com exceção de duas músicas, que substituímos por ‘Patience’ e ‘You Could Be Mine’. Ao ser questionado sobre o motivo, justificou dizendo que a sonoridade oitentista das gravações originais havia envelhecido mal e que precisavam de “um pouco de enfeite… menos reverb e menos graves, coisas do tipo”.

Frank Ferrer sobre Steven Adler

Em entrevista de 2016 para o mesmo Music Radar, Frank Ferrer, que foi baterista do Guns por quase duas décadas, fez elogios à performance de Steven Adler no álbum de 1987. Ele disse:

“Quando tocamos as músicas do ‘Appetite’, tento desenvolver o push pull [técnica de bateria em que se empurra a baqueta para baixo com os dedos e aproveita o retorno da baqueta para puxá-la de volta]. As linhas de bateria mais punk rock de Steven são ótimas. A performance dele em ‘Appetite’ foi uma das maiores performances de bateria rock da história da música. É possível colocá-la no top 10. Sua execução em ‘Appetite’ é perfeita. E então, com Matt Sorum [sucessor de Adler] é um tipo de execução um pouco mais firme e mais discreta. Eu tento manter esse espírito, no entanto.”

Steven Adler, Guns N’ Roses e mais

Nascido em Cleveland, Ohio, Michael Coletti é filho de uma judia com um ítalo-americano. Seu pai abandonou a família, que se mudou para Los Angeles. Lá, o garoto foi rebatizado Steven, além de adotar o sobrenome do padrasto.

Aos 13 anos, foi morar com os avós em Hollywood. Lá conheceu Slash, que se tornou seu amigo. Juntos formaram a banda Road Crew, que também contou com Duff McKagan.

Após o fim do grupo, se juntou a Axl Rose e Izzy Stradlin no Hollywood Rose. Posteriormente, os acompanhou no Guns N’ Roses, reencontrando os amigos de Road Crew. Ficou na banda entre 1985 e 1990, participando de seu estouro comercial.

Quase se tornou o terceiro baterista do AC/DC. Mas após investigar seus hábitos, os irmãos Young optaram por Chris Slade. Integrou brevemente o BulletBoys, além de ter formado o Adler’s Appetite e o Adler.

Seu histórico de dependência química ganhou notoriedade, o levando ao reality show “Celebrity Rehab With Dr. Drew” e o spin-off “Sober House”. Chegou a sofrer um AVC na metade dos anos 1990, ficando com sequelas. Mesmo assim, conseguiu voltar a tocar.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO baterista mais único que o Guns N’ Roses já teve, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades