Josh Freese é dono de um currículo extenso. Em atividade desde o fim da década de 1980, o atual baterista do Nine Inch Nails participou de inúmeras gravações em estúdio e integrou várias bandas, como Foo Fighters, Weezer, The Offspring e até o Guns N’ Roses.
O músico trabalhou com Axl Rose entre 1997 e 1999, durante as gravações do disco “Chinese Democracy” (2008). Apesar do envolvimento nos bastidores, o artista aparece creditado somente como responsável por certos arranjos e composição da faixa-título.
Considerando os outros bateristas que passaram pelo GN’R, é claro para Freese que um em específico adotou um estilo único e difícil de imitar enquanto membro da banda: Steven Adler.
Conversando com o Music Radar a respeito do álbum de estreia “Appetite for Destruction” (1987), Freese afirmou que o colega de profissão tinha uma abordagem muito própria e diferente. Ao seu ver, como explicado, é basicamente impossível de reproduzi-la:
“Ele tinha um swing e uma ginga meio estranha, muito própria, que não dá realmente pra reproduzir e que era algo muito próprio daquela época. Nem sei se o Steven Adler conseguiria fazer isso de novo. Sinceramente, foi só a forma como tudo aconteceu, algo que acontece uma vez só.”
O assunto veio à tona por causa da regravação de “Appetite for Destruction” feita nos anos 1990. Em entrevista a Kurt Loder, da MTV, Axl Rose revelou que refez o álbum com Freese na bateria, Tommy Stinson no baixo, além de Paul Tobias e Robin Finck nas guitarras.
Segundo o cantor à época, o disco inteiro foi renovado, “com exceção de duas músicas, que substituímos por ‘Patience’ e ‘You Could Be Mine’”. Ao ser questionado sobre o motivo, justificou dizendo que a sonoridade oitentista das gravações originais havia envelhecido mal e que precisavam de “um pouco de enfeite… menos reverb e menos graves, coisas do tipo”.
Frank Ferrer sobre Steven Adler
Em entrevista de 2016 para o mesmo Music Radar, Frank Ferrer, que foi baterista do Guns por quase duas décadas, fez elogios à performance de Steven Adler no álbum de 1987. Ele disse:
“Quando tocamos as músicas do ‘Appetite’, tento desenvolver o push pull [técnica de bateria em que se empurra a baqueta para baixo com os dedos e aproveita o retorno da baqueta para puxá-la de volta]. As linhas de bateria mais punk rock de Steven são ótimas. A performance dele em ‘Appetite’ foi uma das maiores performances de bateria rock da história da música. É possível colocá-la no top 10. Sua execução em ‘Appetite’ é perfeita. E então, com Matt Sorum [sucessor de Adler] é um tipo de execução um pouco mais firme e mais discreta. Eu tento manter esse espírito, no entanto.”
Steven Adler, Guns N’ Roses e mais
Nascido em Cleveland, Ohio, Michael Coletti é filho de uma judia com um ítalo-americano. Seu pai abandonou a família, que se mudou para Los Angeles. Lá, o garoto foi rebatizado Steven, além de adotar o sobrenome do padrasto.
Aos 13 anos, foi morar com os avós em Hollywood. Lá conheceu Slash, que se tornou seu amigo. Juntos formaram a banda Road Crew, que também contou com Duff McKagan.
Após o fim do grupo, se juntou a Axl Rose e Izzy Stradlin no Hollywood Rose. Posteriormente, os acompanhou no Guns N’ Roses, reencontrando os amigos de Road Crew. Ficou na banda entre 1985 e 1990, participando de seu estouro comercial.
Quase se tornou o terceiro baterista do AC/DC. Mas após investigar seus hábitos, os irmãos Young optaram por Chris Slade. Integrou brevemente o BulletBoys, além de ter formado o Adler’s Appetite e o Adler.
Seu histórico de dependência química ganhou notoriedade, o levando ao reality show “Celebrity Rehab With Dr. Drew” e o spin-off “Sober House”. Chegou a sofrer um AVC na metade dos anos 1990, ficando com sequelas. Mesmo assim, conseguiu voltar a tocar.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
