...

A música de Ace Frehley mais difícil de tocar, segundo Bruce Kulick

Guitarrista, que entrou para a banda em 1984, destacou características mais marcantes do saudoso Spaceman original: "não era fácil de imitar"

Quando Bruce Kulick entrou para o Kiss em 1984, o guitarrista precisou aprender o vasto catálogo da banda. Isso, naturalmente, incluía composições e partes do saudoso Ace Frehley, que, em suas próprias palavras, “era único e verdadeiramente icônico”.

Dentre as músicas tocadas pelo Spaceman original, reproduzir uma em específico trouxe mais desafios: “100,000 Years”, do álbum de estreia homônimo de 1974. 

- Advertisement -

Conversando com a Guitar World, Kulick explicou que a canção rtaz riffs que quebram o ritmo esperado, além de grandes mudanças de notas. São fatores que tornam sua execução particularmente complexa.

Membro do grupo até 1996, o músico disse: 

“Ele amava Jimi Hendrix e Jimmy Page, mas o timbre, a técnica de palheta e a escolha de notas vinham exclusivamente dele. Para mim, ele não era um guitarrista fácil de imitar. Seus solos e a forma de tocar em ‘100,000 Years’ eram difíceis. A música traz riffs extremamente sincopados, com saltos de intervalo muito característicos. Na minha visão, isso realmente definiu a abordagem do Ace. Na minha fase no Kiss, eu queria tocá-la. Ficava balançando a cabeça, impressionado, enquanto recriava os riffs.”

Essa não foi a primeira vez que Kulick apontou a dificuldade em executar “100,000 Years”. Numa sessão de perguntas e respostas no X/Twitter em 2020, o guitarrista já havia citado a canção como a mais complicada de aprender, destacando que “os riffs de Ace são únicos e desafiadores”. 

Bruce Kulick e as músicas de “Animalize”

À Ultimate Classic Rock em 2024, ainda mencionou as faixas do “Animalize” (1984), com o guitarrista Mark St. John, e então acrescentou:

“Uma música desafiadora? Obviamente, algumas coisas da fase ‘Animalize’ eram um pouco difíceis. Eu tive que dar uma adaptada em músicas como ‘Thrills in the Night’ […]. Mas uma música do catálogo posterior que realmente me deixou empolgado foi ‘100,000 Years’ […].‘100,000 Years’ e ‘Makin’ Love’ têm riffs incríveis.”

Ace Frehley, o guitarrista original do Kiss

Nascido no Bronx, em Nova York, Paul Daniel Frehley começou a tocar guitarra ainda na infância, incentivado pela família. Participou de uma série de bandas amadoras entre o final dos anos 1960 e início dos 1970s.

A consagração veio quando se juntou ao Kiss. Esteve presente em dois momentos, entre 1972 e 1982, regressando em 1996 e ficando até 2002. Criou o personagem Space Ace, além de ter desenhado o logotipo da banda. É até hoje o membro preferido de uma parte considerável dos fãs.

Na segunda metade dos anos 1980 comandou o Frehley’s Comet, que lançou dois discos de estúdio e teve repercussão mediana junto ao público. Deixou oito álbuns solo, incluindo o lançado em 1978, quando ainda estava na banda que o tornou famoso. O mais recente, “10,000 Volts”, saiu no início de 2024.

Faleceu no dia 16 de outubro, aos 74 anos, semanas após ter sofrido uma queda em casa.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música de Ace Frehley mais difícil de tocar, segundo Bruce Kulick
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades