...

Quando Dio revelou a mudança de Blackmore que o fez sair do Rainbow

Saudoso vocalista deixou a banda em 1979 por questões pessoais e profissionais, que até hoje geram debates

Integrante desde o início das atividades em 1975, Ronnie James Dio deixou o posto de vocalista do Rainbow em 1979. Até hoje, há diferentes histórias para a mudança significativa na formação à época.

Segundo Ritchie Blackmore à Classic Rock, uma sessão de fotos para a capa da Circus Magazine, na qual o saudoso cantor se incomodou com o destaque dado ao guitarrista e a ausência dos demais integrantes, teria ocasionado a partida. Há ainda a concepção de que a razão envolveu um convite para o Black Sabbath, já que Dio passou a integrar a banda logo em seguida. 

- Advertisement -

No entanto, o próprio apresentou uma versão diferente a respeito durante entrevista à Rádio Trent Nottingham em 1981. Recentemente, o registro voltou a circular na internet.

Na ocasião, o falecido artista destacou que optou por largar o Rainbow tanto por razões pessoais quanto por questões profissionais ligadas à sonoridade “muito comercial” que o grupo seguia naquele momento. Conforme transcrição da Ultimate Guitar, a explicação foi a seguinte: 

“Eu estava insatisfeito tanto com questões pessoais quanto com a direção musical que a banda estava tomando. Sentia que o grupo estava se tornando um pouco comercial demais. Quando Ritchie e eu começamos o projeto Rainbow, nossa intenção era fazer algo diferente do que ele havia feito antes e do que eu havia feito antes. Acho que conseguimos isso nos primeiros álbuns, mas depois as começas começaram a falar para a gente: ‘precisa ser um pouco mais comercial, senão vocês não vão vender singles’.”

Enquanto que as vendas não eram uma preocupação para Dio, a ideia de não ter um bom desempenho virou um problema para Blackmore, o que atrapalhou a relação não só dos dois, mas também com o baterista Cozy Powell. O vocalista concluiu: 

“Eu realmente não ligava para isso. Por um tempo, Ritchie também não, mas depois começou a acreditar no que diziam a ele. Chegamos a um ponto em que simplesmente não havia mais comunicação e achamos que o melhor seria seguir caminhos diferentes. E foi o que fizemos. E, obviamente, eu não fui o único. Cozy saiu também.”

Viúva reforça versão

Wendy Dio, viúva e empresária do cantor, traz a mesma justificativa. Para o livro “The Other Side of Rainbow”, lançado em 2016 por Greg Prato, a profissional desmentiu o relato de Blackmore, enquanto que, ao The Metal Voice em 2021, como compartilhado pelo Whiplash, esclareceu: 

“Muito disso (da saída de Ronnie James Dio) foi porque a gravadora conversou com Ritchie, dizendo: ‘precisamos te deixar mais comercial, você precisa ter um hit, você precisa fazer isso e aquilo’. Ritchie quis que Ronnie começasse a compor músicas mais comerciais, mais baladas, e Ronnie manteve sua posição, pois não era o que ele queria fazer.”

De fato, após as baixas, o Rainbow trilhou um caminho mais comercial. A direção ficou perceptível no disco “Down to Earth” (1979), que emplacou o hit “Since You Been Gone”.

Sobre Ronnie James Dio

Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.

Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.

A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.

Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.

Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Dio revelou a mudança de Blackmore que o fez sair do...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades