O baixista britânico Gary Mounfield — conhecido por fãs como Mani —, que fez parte do Stone Roses e do Primal Scream, morreu aos 63 anos. A causa não foi informada.
A confirmação veio através de seu irmão, Greg, em postagem nas redes sociais nesta quinta-feira (20). Ele escreveu de modo breve em um post de Facebook (via The Guardian):
“É com o maior dos pesares que anuncio a trágica morte do meu irmão”.
Ex-companheiros de banda e amigos fizeram tributos ao músico nas redes sociais. Ian Brown, vocalista do Stone Roses, escreveu no X/Twitter: “Descanse em paz, Mani X”.
Enquanto isso, Liam Gallagher lamentou a morte do baixista, lhe chamando de seu herói. Ele disse na mesma rede:
“Completamente em choque e absolutamente devastado ao ouvir as notícias sobre Mani, meu herói. Descanse em paz, nosso garoto. LG”
O músico já havia perdido sua esposa, Imelda, em 2023, vítima de câncer. O casal tinha dois filhos gêmeos, George e Gene, nascidos no ano de 2012.
Sobre Mani
Mani formou o grupo Fireside Chaps no começo dos anos 80 com John Squire e Andy Cozens. A banda passou por diversas mudanças de formação e identidade até adotar o nome Stone Roses em 1984.
O grupo então consistia de Mani no baixo, Squire e Cozens na guitarra, Ian Brown nos vocais e Alan “Reni” Wren na bateria. Eles tiveram dificuldades de ganhar fama fora de Manchester por não fazerem parte de uma cena específica, mas finalmente conseguiram atenção das gravadoras em 1988.
Em 1989, lançaram seu álbum de estreia, “Stone Roses”. O trabalho é saudado como uma das pedras fundamentais do Britpop, além de combinar elementos de indie rock com rave. O grupo se tornou uma das figuras principais do movimento apelidado Madchester.
Entretanto, o sucesso não durou muito tempo. Um longo caso na Justiça britânica envolvendo o contrato da banda com o selo Silvertone os manteve longe dos palcos por quatro anos e o segundo álbum deles, “Second Coming” (1994), teve uma recepção mista no país. Os integrantes logo foram por caminhos separados.
No caso de Mani, a rota foi se juntar a outro grupo já bem estabelecido. O baixista entrou para o Primal Scream durante as gravações do álbum “Vanishing Point” (1997) e permaneceu na banda até 2011, quando o Stone Roses se reuniu.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
