O mundo do metal foi pego de surpresa no último domingo (23), quando o Arch Enemy comunicou a saída da vocalista Alissa White-Gluz, após 12 anos na banda. Agora, a cantora falou sobre essa mudança — e aproveitou para anunciar seu álbum solo.
No mesmo dia em que sua saída do Arch Enemy foi oficializada, White-Gluz divulgou o single “The Room Where She Died”, composto pelo tecladista do Kamelot, Oliver Palotai, e descrito pela cantora como a prévia inaugural de seu primeiro álbum solo. Ela comentou em declaração oficial (via Blabbermouth):
“Espero que amem essa primeira palhinha do meu álbum solo por vir. ‘The Room Where She Died’ é uma canção que me satisfaz muito; como se eu pude me expressar de maneiras que estavam dormentes há anos. O álbum será diversificado; e eu amo a ideia de abrir esse novo capítulo com essa canção e clipe, que fiz também o roteiro. Mal posso esperar para compartilhar mais com vocês.”
Em outra publicação, ao abordar o rompimento com o grupo, ela disse:
“Após 12 anos no Arch Enemy, seguiremos por caminhos separados. Serei eternamente grata aos milhares de fãs incríveis que conheci ao longo da jornada. Mal posso esperar para mostrar no que estout trabalhando com todos vocês (haverá algumas surpresas grandes). Fiquem antenados para grandes notícias em 2026 e vejo vocês em breve.”
Confira o clipe de “The Room Where She Died” abaixo.
O anúncio da saída
A saída de Alissa White-Gluz do Arch Enemy foi anunciada pela banda, de modo breve, no domingo (23). Uma nota oficial publicada nas redes sociais deles afirma:
“Arch Enemy se separou da cantora Alissa White-Gluz. Somos gratos pelo tempo dela na banda e pela música que compartilhamos. Desejamos a ela o melhor. Onde há um fim, também há um novo início. Vemos vocês em 2026.”
Uma substituta ainda não foi anunciada. A formação conta com o fundador Michael Amott (guitarra), além de Daniel Erlandsson (bateria), Sharlee D’Angelo (baixo) e Joey Concepcion (guitarra).
Sobre Alissa White-Gluz
Alissa White-Gluz gravou três álbuns com The Agonist como vocalista principal até 2014. No ano citado, manifestou interesse em conciliar o grupo com a oferta recebida para integrar o Arch Enemy. Acabou afastada pelos ex-colegas originais.
Em março de 2014, foi anunciada como cantora do Arch Enemy na vaga de Angela Gossow, que se afastaria e ocuparia o posto de empresária. Gravou quatro álbuns de estúdio: “War Eternal” (2014), “Will to Power” (2017), “Deceivers” (2022) e “Blood Dynasty” (2025).
Participou de discos e turnês com Kamelot, Angra, Carnifex, Babymetal, Delain, Caliban, Soilwork, Kane Roberts e Tarja Turunen, entre outros.
Além da carreira musical, Alissa White-Gluz é vegetariana e segue um estilo de vida straight-edge. Mantém relação com Doyle Wolfgang Von Frankenstein, guitarrista do Misfits, há quase uma década. A parceria já se estendeu até para o campo musical.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
