Lançado pelos Beatles em 1969, o álbum “Abbey Road” traz uma das mais famosas da história da música. Na imagem, os fãs podem ver — da esquerda para a direita — George Harrison, Paul McCartney, Ringo Starr e John Lennon atravessando a rua do lado de fora dos estúdios da gravadora EMI, justamente na rua Abbey Road de Londres, na Inglaterra.
Além de icônica, a capa do álbum de 1969 é também adorada pelo baterista. Starr comentou com o Financial Times (via Folha de S.Paulo) sobre o que mais gosta na imagem: a grandiosidade das ideias dos Beatles reduzidas ao ato de simplesmente atravessar a rua.
Nas palavras dele:
“Adoro a história de ‘Abbey Road’ porque estamos todos sentados em círculo conversando sobre como temos este álbum, vamos para a Índia fazê-lo, vamos para o Everest, vamos para as Pirâmides — ou vamos apenas atravessar a rua. E foi exatamente o que fizemos!”
O músico acrescenta:
“Muitas vezes os Beatles apenas se sentavam conversando sobre coisas grandiosas, mas ah, vamos apenas atravessar a faixa de pedestres. E funcionou muito bem.”

Ainda durante o bate-papo, Ringo Starr exaltou a relevância da obra dos Beatles, que transcende gerações. Inicialmente, ele declarou:
“Cada geração, se está interessada em música, nos escuta. E sabe, ainda estamos vendendo discos. Fazemos bilhões de streams por ano! É incrível.”
Na visão do baterista, é compreensível o porquê de o grupo ainda fazer sucesso, mesmo 55 anos após seu fim. Ele arremata:
“Eu sei por quê. A música era ótima, as canções eram ótimas, a atitude era ótima. Paul e eu ainda estamos fazendo o que fazíamos então. Estamos na estrada, estamos gravando discos.”
A capa de “Abbey Road”, dos Beatles
Idealizada por Paul McCartney e por John Kosh, diretor criativo da Apple Records, a capa de “Abbey Road” foi registrada no dia 8 de agosto de 1969, por volta das 11h35 da manhã, pelo fotógrafo Ian Macmillan. Um policial parou o trânsito na rua por 10 minutos para que uma sequência de fotos fosse feita e uma só foi escolhida, por Paul.
É a única capa do catálogo britânico dos Beatles que não possui o nome da banda e nem do disco, algo que a gravadora EMI desaprovou. Kosh então se justificou dizendo: “Não precisamos escrever o nome da banda na capa. Eles são a banda mais famosa do mundo.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
