...

Ozzy ficou puto com Brad Wilk na bateria de “13”, do Black Sabbath

"Nunca me senti confortável com essa decisão", revelou o vocalista na autobiografia póstuma "Last Rites"

O Black Sabbath contou com um baterista diferente nas gravações de seu último álbum, “13” (2013). Por causa de disputas contratuais e desentendimentos com Bill Ward, a banda trouxe Brad Wilk, do Rage Against the Machine e Audioslave, para assumir as baquetas no estúdio. Ozzy Osbourne, porém, não ficou satisfeito com a decisão de convocar o músico do RATM.  

Na autobiografia póstuma “Last Rites”, lançada internacionalmente na última segunda-feira (7), o vocalista relembrou a escolha. Ao abordar o assunto, o Príncipe das Trevas revelou desejar que Tommy Clufetos — com quem passou a trabalhar na carreira solo em 2010 — assumisse o posto no disco, assim como já havia feito nas apresentações ao vivo do grupo em 2012.

- Advertisement -

Conforme transcrito pela Metal Hammer, a preparação para o projeto chegou a ser idealizada com Clufetos, até que o produtor Rick Rubin pressionasse Osbourne, Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo) por um baterista diferente. O Madman desabafou:

“Nunca me senti confortável com essa decisão. Todo mundo estava satisfeito com o Tommy até o Rick entrar na equipe e ter outras ideias, então eu fiquei meio irritado com isso por um tempo.”

Ao menos para a turnê, Ozzy conseguiu convencer os colegas de que mantivessem Clufetos, sob a ameaça de não realizar as apresentações caso o contrário. Em outro trecho da obra, como destacado pela Rolling Stone Brasil, o cantor explicou:

“Eu disse: se Tommy [Clufetos] não estiver na bateria para a turnê, eu não faço a turnê. Isso causou muito ressentimento. Brad até me ligou e disse: ‘Por que você não quer que eu faça os shows?’. Tudo o que pude dizer foi: ‘Brad, se você fosse o Tommy, e tivesse estado lá para toda a composição, e Rick desejasse te afastar, como você se sentiria?’. Ele não tinha resposta para isso. Não havia resposta. A verdade é que Brad fez um bom trabalho no álbum, mas na minha mente, Tommy deveria ter estado lá o tempo todo, e merecia estar na turnê.”

Insatisfação com Brad Wilk no álbum

Essa não foi a primeira vez que o vocalista manifestou descontentamento com tal cenário. Ainda em 2013, para a revista Spin, Ozzy mostrou sinceridade ao dizer que achou injusta a maneira com que a banda escalou Brad para o “13” (via Whiplash):

“Tínhamos Tommy [Clufetos] na reserva, esperando. E simplesmente não deu certo. A coisa foi administrada do modo errado, porque você não pode manter as pessoas esperando por nada. Íamos usar Tommy no começo, e Rick [Rubin] foi contra. E daí aconteceu de não lidarmos com isso profissionalmente e eu fiquei meio puto. Enfim, Tommy está fazendo um trabalho incrível na estrada com o Sabbath.”

Black Sabbath e “13”

Lançado em 10 de junho de 2013, “13” se tornou o primeiro álbum completo de músicas inéditas a contar com Ozzy Osbourne nos vocais em três décadas e meia. Foi produzido por Rick Rubin, o que desagradou os envolvidos, como confessaram em entrevistas posteriores.

Brad Wilk (Rage Against the Machine, Audioslave) gravou a bateria como convidado, após desacertos com Bill Ward. Tommy Clufetos, do grupo solo do Madman, fez a turnê e permaneceu na função até o encerramento das atividades.

Primeiro single, “God is Dead?” ganhou o Grammy na categoria “Melhor Performance de Metal”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOzzy ficou puto com Brad Wilk na bateria de “13”, do Black...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

  1. O que mais me desagrada no album é a mixagem, a bateria soa muito seca e alta, se o album tivesse outro produtor ou se eles mesmos produzissem sairia muito melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades