...

Soundgarden no Rock Hall significou mais para Matt Cameron do que Pearl Jam

"Ajudei a construir o Soundgarden do zero e contribuí para criar o som da banda", justificou baterista a respeito do sentimento diferente

Matt Cameron em breve terá seu nome registrado duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame. Depois de ser introduzido em 2017 como baterista do Pearl Jam, o músico agora receberá a honraria também como membro do Soundgarden, na cerimônia marcada para o dia 8 de novembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Para o artista, a vindoura entrada é mais significativa do que a anterior. O motivo foi explicado durante entrevista à Billboard

- Advertisement -

Segundo Cameron, o sentimento é diferente por causa da relação com cada banda. Como passou a integrar o Soundgarden ainda no início das atividades em 1986, sente que ajudou a construir o legado do grupo “do zero”. Já no Pearl Jam, entrou apenas em 1998, quando a iniciativa já estava consolidada desde sua formação em 1990.

O baterista traçou a seguinte comparação: 

“São, sem dúvida, duas grandes honrarias. Para mim, pessoalmente, ajudei a construir o Soundgarden do zero e contribuí para criar o som da banda, um pouco mais do que fiz com o Pearl Jam, que já era uma banda estabelecida quando entrei. Nesse sentido, a introdução do Soundgarden é um pouco mais significativa para mim como artista, músico e compositor, por entrar com uma banda que ajudei a consolidar.”

Ao canal da Drumeo em maio, o músico havia detalhado as suas distintas perspectivas acerca da música do Pearl Jam e do Soundgarden. Ressaltando que a segunda banda ocupava um “lugar especial no coração” pela razão mencionada anteriormente, o baterista disse conforme transcrição da Ultimate Guitar

“De certa forma, há muitas semelhanças, porque o vocal é muito forte em ambos os grupos. Acho que, instintivamente, tento seguir o que o vocal está fazendo, dinamicamente, musicalmente e em todo o resto. Então, nesse sentido, é muito parecido. Mas a música do Soundgarden era bem… havia muitos elementos rítmicos loucos e meio diferentes. E eu realmente ajudei a formar o grupo. Então, sempre que você começa uma banda e faz todos os discos e todo o resto, isso ocupa um lugar especial no coração.”

Além do Soundgarden, entram para o Rock and Roll Hall of Fame em 2025 White Stripes, Outkast, Cyndi Lauper, Joe Cocker, Bad Company e Chubby Checker. Essa foi a terceira indicação da banda, que já havia concorrido à vaga na instituição em 2020 e 2023.

Matt Cameron, saída do Pearl Jam e álbum inédito do Soundgarden

Após 27 anos, Matt Cameron surpreendeu os fãs ao anunciar sua saída do Pearl Jam. Em comunicado divulgado no último dia 7 de julho, o baterista descreveu a trajetória com a banda como “uma jornada incrível” e afirmou que “ainda há mais por vir”.

Na mesma entrevista com a Billboard, o músico afirmou que ainda conversa com seus agora ex-colegas e que deu a notícia da saída com bastante antecedência. A respeito das razões, a agenda intensa de atividades foi a principal para a decisão. Hoje com 62 anos, o artista destacou:

“Eu estava tendo alguns problemas com os shows de três horas, turnês constantes e coisas assim. Isso é definitivamente uma forma de arte por si, poder fazer esse tipo de shows… estou em um ponto agora onde eu quero fazer um set destruidor de 70 minutos e isso é meio no que eu estou focando agora.”

Há quem acredite que o Soundgarden planeje uma reunião. No último mês de maio, o guitarrista Kim Thayil contou para a Rolling Stone que ainda existia a ideia de finalizar o disco em desenvolvimento antes da morte do saudoso vocalista Chris Cornell, em maio de 2017:

“Nosso objetivo sempre foi concluir esse álbum. Provavelmente tenho TOC o suficiente para não querer deixar algo inacabado ou incompleto assim, então quanto mais pudermos cuidar da nossa obra e do nosso catálogo… acho que todos na banda pensam da mesma forma. Não quero cuidar apenas do que é meu, mas do trabalho coletivo e, nesse caso específico, do trabalho do Chris.”

Cameron também comentou sobre o álbum que, segundo o baterista, segue sendo trabalhado pelos membros remanescentes. Ele afirmou:

“Haviam alguns tipos de pensamento, como: ‘ei, vamos lançar um single’. Acho que decidimos que queremos ter certeza de que a coisa toda está completa antes de começar a lançar singles. Estou animado para que as pessoas ouçam.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSoundgarden no Rock Hall significou mais para Matt Cameron do que Pearl...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades