Desde agosto de 2022, o Rage Against the Machine está inativo. Uma grave lesão no tendão de Aquiles do vocalista Zack de la Rocha levou a banda a cancelar todos os compromissos agendados com a turnê de reunião Public Service Announcement e a decidir não remarcá-los.
Com o passar do tempo, os integrantes forneceram respostas cada vez mais desesperançosas a respeito de um retorno. No início do ano passado, o baterista Brad Wilk chegou a afirmar que os músicos não voltariam aos palcos. Por sua vez, o baixista Tim Commerford disse não saber responder a questão.
Já o guitarrista Tom Morello, quando perguntado sobre o assunto, somente destacou que “se houver alguma notícia sobre o Rage Against the Machine, você ouvirá de todos os quatro membros da banda”. À Spin, ainda acrescentou em 2024:
“Não sei. No momento, sei que Timmy tem uma nova banda incrível, a 7D7D, da qual ele está muito animado. Eu não poderia estar mais feliz na estrada com a Freedom Fighter Orchestra e gravando este disco. Não há nada planejado por agora.”
Porém, parece que um dos músico realmente anseia no momento por uma volta do grupo. E é justamente quem acalorou toda a discussão: Brad Wilk.
Comemorando os 57 anos recém-completados, o baterista publicou nas redes sociais um texto sobre os desejos para o novo ciclo. Um deles é que o “RATM ainda fosse uma banda ativa”. Diz a postagem:
“O que é isso, outro aniversário!!? Car#lho! Mais um ano, mais desejos.
Meus desejos de aniversário…
Que parem de espalhar ódio nas crianças ao redor do mundo.
Que parem de matar crianças.
Que parem de abusar e usar vidas inocentes como peões para avançar interesses de poder político ou religioso.
Também desejo que o RATM ainda fosse uma banda ativa!
Amor e respeito.”
Na seção de comentários, Morello respondeu de maneira sugestiva:
“Feliz aniversário, amigo! Que todos os seus desejos se realizem.”

A recente reflexão de Tom Morello sobre o RATM
Numa entrevista à rádio Q101 transcrita pela Blabbermouth e concedida em agosto, Tom Morello não trouxe nenhum esclarecimento a respeito do hiato do Rage Against the Machine. Contudo, refletiu sobre o fim abrupto dos compromissos da banda na estrada.
De acordo com o guitarrista, antes de voltarem aos palcos em julho de 2022 com a turnê Public Service Announcement, quem enfrentou um problema no tendão de Aquiles foi ele próprio. À época, porém, nem imaginava que outro integrante sofreria a mesma condição, acarretando o encerramento da excursão.
“A ironia é que, antes da turnê, eu rompi meu tendão de Aquiles. Eu estava nos ensaios com muletas. Eu pensei: eu faria de tudo para não cancelar um show. Todos estavam se esforçando ao máximo para que a turnê acontecesse. O Zack estava em ótima forma, mas ele acabou rompendo o tendão de Aquiles, assim como tinha visto acontecer comigo. Terminamos a turnê pelos EUA e, infelizmente, cancelamos todos os outros compromissos depois.”
Em seguida, o músico descreveu a situação do Rage Against the Machine como “volátil”. E deixou claro que, caso a banda nunca mais volte a tocar, sente-se grato pelas apresentações finais e por continuar o legado por meio de sua carreira solo:
“Da forma como eu vejo, o Rage Against the Machine sempre esteve numa situação meio volátil. O fato de termos feito quatro discos incríveis, de termos tocado em 2022 e de uma nova geração ter tido a chance de nos ver… Mesmo quando Zack estava cantando sentado, foram alguns dos melhores shows do Rage que já fizemos e que realmente geraram conexão com o público. Terminamos com cinco noites esgotadas no Madison Square Garden. Então, se nunca houver outro show, foi uma ótima despedida. Mas, enquanto isso, prometo que eu estarei carregando a tocha de todos aqueles riffs e todo o significado dessas músicas, assim como de outras coisas nas quais estive envolvido. Essa música significa muito para mim e o que ela representa também.”
Durante participação no programa de Eddie Trunk em outubro, o guitarrista, como mencionado, já havia destacado que qualquer novidade sobre o RATM será comunicada pelos quatro membros sem exceção. Conforme transcrição da Rock Celebrities, o instrumentista disse na ocasião:
“Se houver alguma notícia sobre o Rage Against the Machine, você ouvirá de todos os quatro membros do Rage Against the Machine. Ponto final. Já disse que se houver alguma notícia sobre o Rage Against the Machine, você não ouvirá apenas de uma pessoa, não será de mim enquanto participo do programa de Eddie Trunk. Você ouvirá dos quatro caras da banda.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
