...

Como está a saúde de Mike Patton atualmente, segundo colega de Mr. Bungle

Faith No More permanece em hiato enquanto vocalista toca outros projetos, ainda que em menor intensidade

O Faith No More não volta aos palcos e a razão oficial é a saúde mental de Mike Patton, que alegou estar sofrendo de agorafobia (ansiedade gerada por lugares cheios de gente e com dificuldade de sair). No entanto, o cantor segue se dedicando a outros projetos, incluindo o Mr. Bungle, com quem toca no Brasil em três shows no mês de outubro — dois deles ao lado do Avenged Sevenfold.

A situação segue misteriosa, já que Patton não tem concedido entrevista. Entretanto, o guitarrista Trey Spruance, do Mr. Bungle, deu uma ideia da situação atual.

- Advertisement -

Em entrevista a Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, o músico destacou que Mike está em um bom momento. Ainda assim, não dá para falar de um retorno do Faith No More.

Inicialmente, ele afirmou:

“Mike está bem. Como você pode ver, temos feito shows o tempo todo aqui. Ele está melhorando, está saindo do buraco em que estava. Acho que ele está voltando.”

Em seguida, complementou:

“Não acho que isso vá, necessariamente, se traduzir em qualquer coisa. Temos que deixar a cargo dele o que ele vai fazer com sua visão musical. Ele tem muitas ideias, sabe? Faith No More é apenas uma pequena parte do seu grande mundo musical. É o mesmo com Mr. Bungle, sabe? Deixe a cargo dele.”

Atividades do Mr. Bungle — e mais

O problema é que, aparentemente, Mike Patton só não consegue sair em turnê com o Faith No More. Ainda que em ritmo mais reduzido, o Mr. Bungle segue em atividade. A formação conta com os também integrantes originais Trey Spruance e Trevor Dunn, além dos reforços Scott Ian (Anthrax) e Dave Lombardo (ex-Slayer).

Após uma visita para o Knotfest Brasil 2022, o Mr. Bungle retorna ao país no próximo mês. Eles abrem para o Avenged Sevenfold em Curitiba (Pedreira Paulo Leminski, 2 de outubro) e São Paulo (Allianz Parque, 4 de outubro). Além disso, fazem uma apresentação solo no Rio de Janeiro (Circo Voador, 5 de outubro).

Patton também está lançando o projeto AVTT//PTTN. Nele, o vocalista segue explorando o lado mais experimental de sua música, agora ao lado do duo de folk rock The Avett Brothers. O disco, homônimo, sai em 14 de outubro.

A saúde mental de Mike Patton e o Faith No More

Em 2022, Mike Patton abriu o jogo a respeito de sua saúde mental. Em entrevista para o The Guardian, o vocalista contou sobre a luta contra o alcoolismo que se desenvolveu durante a pandemia. Disse o frontman:

“Minha reação inicial à pandemia foi: ‘eu amo essa m*rda!’. Permitiu que eu fosse um cretino antissocial. Fiquei achando incrível por uns três meses. De repente, algo mudou. E não foi para melhor. Havia me isolado tanto que o simples ato de sair de casa se tornou difícil. A ideia de fazer os shows do Faith No More se tornou estressante por si só. Afetou-me mentalmente. Não consigo explicar o motivo. O fato é que passei a beber de forma pesada.”

Para a Rolling Stone, também em 2022, Mike comentou sobre a agorafobia e como o problema levou a outras questões, incluindo o uso de drogas, além do álcool. O vocalista contou:

“Foi um pouco de tudo. Mas, na minha experiência, foi principalmente mental. Eu vi alguns terapeutas e todas essas coisas. Foi a primeira vez que tive que fazer isso na minha vida. E eles basicamente me diagnosticaram como tendo agorafobia, eu tinha medo de pessoas. Fiquei assustado de estar perto das pessoas. Talvez seja porque eu passei dois anos basicamente dentro de casa durante a covid. Eu não sei. Talvez tenha reforçado sentimentos que já tinha. Mas só de saber, falar sobre isso, realmente ajudou.”

Na época, a ideia era cair na estrada com o Faith No More naquele ano e, pela declaração, Patton já demonstrava que talvez não fosse dar conta. Ele disse:

“Tenho medo de mim mesmo. A banda é sólida como uma rocha. Preciso corresponder a isso. Ainda há alguns problemas, mas não sei quero comentá-los.”

Sobre o Faith No More, uma série de shows foi anunciada para 2020, mas acabou adiada pela pandemia. Em 2022, logo antes dos ensaios, Patton afirmou que não conseguiria fazer a turnê. O próprio vocalista reconhece que chateou alguns de seus colegas. Ele disse:

“Alguns dias antes eu disse aos caras: ‘acho que não vou conseguir’. De alguma forma, minha confiança foi quebrada. Eu não queria estar na frente das pessoas, o que é estranho porque passei metade da minha vida fazendo isso. Foi muito difícil de explicar. Alguns sentimentos foram machucados, mas era o que tinha que fazer. Porque senão algo muito ruim poderia ter acontecido. Foi logo antes do nosso primeiro ensaio e eu simplesmente surtei. Eles já estavam ensaiando, então também ficariam muito bravos comigo. E eles ficaram. Provavelmente ainda estão. Mas é apenas sobre ser fiel a si mesmo e saber quais são seus limites. Sabia que se continuasse forçando poderia ter sido algum tipo de resultado desastroso.”

O futuro da banda é nebuloso, segundo Mike. O vocalista disse, em 2022, pouco antes de retomar as atividades do Mr. Bungle e de outros projetos:

“Não sei. Podemos reagendar as coisas ou não. Vou deixar assim. É um pouco confuso e complicado. Então, se rolar, rolou. Se não o fizermos, tudo bem também.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasComo está a saúde de Mike Patton atualmente, segundo colega de Mr....
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades