...

Por que David Gilmour não toca “Learning to Fly”, do Pink Floyd, ao vivo

Para guitarrista, faixa do disco “A Momentary Lapse of Reason” (1987) é "adorável", mas precisou ficar de fora dos repertórios por um motivo

Durante seus shows solo, David Gilmour costuma revisitar grande parte do repertório do Pink Floyd. Na última turnê “Luck and Strange”, o guitarrista e cantor incluiu, por exemplo, clássicos como “Time”, “Wish You Were Here” e “Comfortably Numb”. Curiosamente, no entanto, há uma famosa canção da antiga banda que nunca apareceu em nenhum de seus setlists.

Segundo o Setlist.fm, o músico jamais tocou “Learning to Fly”, do disco A Momentary Lapse of Reason (1987), ao vivo em carreira solo. Ao conversar recentemente com a Rolling Stone, o artista explicou o motivo. 

- Advertisement -

Gilmour deixou claro que acha “adorável” a canção do primeiro álbum sem Roger Waters. Ainda assim, resolveu não colocá-la como uma prioridade diante da infinidade de material disponível para as performances.

Ao seu ver, há outras faixas mais essenciais, como mencionado: 

“Há tanto material para escolher. Para mim, outras músicas são prioridade, especialmente as de ‘Momentary Lapse of Reason’. Tocamos algumas desse disco e também algumas do álbum seguinte, ‘The Division Bell’. ‘Learning to Fly’ é uma canção adorável, mas neste momento não me pareceu essencial [no setlist]. Com todo o repertório que tenho — cinco discos solo e sabe-se lá quantos álbuns do Pink Floyd — sempre há músicas que acabam ficando de fora. Simplesmente não dá para tocar todas, então é preciso fazer uma lista e riscar aquelas com as quais você acha que consegue conviver sem tocar. E, às vezes, essa escolha é realmente difícil.”

Composta por Gilmour juntamente de Anthony Moore, Bob Ezrin e Jon Carin, “Learning to Fly” alcançou a posição 70 na parada americana Billboard Hot 100. Nas palavras do guitarrista — que é apaixonado por aviação —, a letra “fala sobre libertar-se e também sobre a própria mecânica de aprender a pilotar um avião”.

Pink Floyd e “A Momentary Lapse of Reason”

Lançado em 7 de setembro de 1987, “A Momentary Lapse of Reason” foi o primeiro disco do Pink Floyd sem o baixista e vocalista Roger Waters no comando. David Gilmour assumiu o controle e manteve a parceria com Nick Mason. Demitido no período de “The Wall” (1979), o tecladista Richard Wright não pôde aparecer devido a questões legais.

Apesar das reações negativas, vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Chegou ao 3º lugar nas paradas britânica e americana.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que David Gilmour não toca “Learning to Fly”, do Pink Floyd,...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades