Biff Byford esclareceu um detalhe importante a respeito de seu estado de saúde, o qual noticiou oficialmente na semana passada. O cantor do Saxon, que passará por um curto tratamento de quimioterapia, revelou que o tipo de câncer que teve não é o de próstata, como ficou parecendo ser na mensagem publicada pelo próprio.
De volta às redes sociais, Byford aproveitou para destacar que teve câncer no intestino, apesar de ter descoberto a doença ao realizar um exame de na próstata. O artista inglês também destacou que nem todos os shows foram cancelados ou adiados — apenas aqueles que coincidem com seu tratamento.
O vocalista afirmou (via Blabbermouth):
“Primeiramente, obrigado a todos por suas maravilhosas mensagens de apoio, isso realmente significa muito para mim. Seguindo o post de sexta-feira, eu só quero esclarecer algumas coisas que parecem ter sido levemente mal interpretadas. Primeiro, quero deixar claro que, na verdade, eu tive câncer de intestino, não câncer de próstata, embora eu tenha feito uma ressonância em minha próstata. E também, como foi divulgado em algumas mídias, nós não adiamos todos os próximos shows, apenas os shows que batiam com minhas sessões de tratamento com quimioterapia.”
Dessa forma, o Saxon retoma as atividades em novembro, conforme consta no site oficial da banda. As datas confirmadas são as seguintes:
- 04/11 – Belfast, Irlanda do Norte (Ulster Hall)
- 05/11 – Dublin, Irlanda (Olympia Theatre)
- 07/11 – Manchester, Inglaterra (O2 Apollo Manchester)
- 08/11 – Sheffield, Inglaterra (Octagon Centre)
- 09/11 – Glasgow, Escócia (O2 Academy Glasgow)
- 11/11 – Newcastle upon Tyne, Inglaterra (O2 City Hall Newcastle)
- 13/11 – Bristol, Inglaterra (Bristol Beacon)
- 14/11 – Wolverhampton, Inglaterra (Wolverhampton Civic Hall)
- 15/11 – Londres, Inglaterra (Eventim Apollo)
- 16/11 – Cardiff, País de Gales (The Great Hall, Cardiff Uni Students Union)
- 28/11 – Lübeck, Alemanha (Metal Hammer Paradise)
A saúde de Biff Byford
Em junho, o Saxon anunciou o cancelamento de 10 apresentações que aconteceriam na Europa a partir do mês seguinte. Segundo comunicado, o motivo envolvia a saúde do vocalista Biff Byford, que passou por um procedimento de emergência não especificado à época, mas que, agora, foi revelado.
Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais na última sexta-feira (15), o cantor de 74 anos contou que descobriu um pequeno tumor durante um exame recente em sua próstata. Ainda que tenha realizado uma cirurgia para a remoção no início de julho, necessitará de tratamento com quimioterapia “por um curto período” como precaução.
Conforme transcrição do Blabbermouth, Bill primeiramente explicou:
“Como vocês sabem, no passado, eu tive problemas no coração. Mas desta vez não foi isso. Alguns meses atrás, antes de ir para os Estados Unidos, estava tudo bem e fiz uma ressonância magnética na próstata, mas encontraram uma sombra, um pequeno tumor, que ninguém sabia que existia. Por isso, precisei fazer uma cirurgia rapidamente, no dia 8 de julho. Faz cinco semanas desde a operação. Era um tumor pequeno. Infelizmente, terei que fazer um curto período de quimioterapia, o que eles chamam de ‘limpeza’, só para garantir que não tenha sobrado nada do tumor. A cirurgia foi bem-sucedida, retiraram todo o câncer, mas eles precisam ter certeza de que não há nada circulando na minha corrente sanguínea.”
Visando a recuperação de Byford, o Saxon também vai suspender alguns dos próximos compromissos. Os shows marcados em festivais para os dias 23 e 29 de agosto, respectivamente na Tchéquia e Alemanha, foram cancelados, enquanto as performances agendadas na Espanha e França entre os dias 5 e 13 de setembro acabaram adiadas para o período entre abril e maio do ano que vem.
Em 2019, Biff Byford sofreu um ataque cardíaco e passou por cirurgia para desobstruir três artérias. O ocorrido o levou a priorizar uma vida mais saudável, com dieta e exercícios regulares.
Em agosto de 2024, o cantor passou por novo procedimento no coração, dessa vez mais simples, para tratar uma arritmia. Em entrevistas, o frontman do Saxon também tem falado sobre a perda auditiva que vem sofrendo após anos de exposição ao som alto das apresentações ao vivo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
