...

Slash é sincerão ao dizer por que largou amplificadores de guitarra Marshall

Guitarrista do Guns N' Roses manteve longa parceria com a empresa, até passar a priorizar a Magnatone em novembro de 2023

Slash passou grande parte da carreira tocando com amplificadores Marshall. Desde o disco de estreia do Guns N’ Roses, “Appetite for Destruction” (1987), o guitarrista construiu sua identidade com o equipamento e se manteve fiel à marca — tanto que, em 1996, tornou-se o primeiro artista a lançar um modelo signature pela empresa. 

­

- Advertisement -

Por isso, em novembro de 2023, o músico surpreendeu ao anunciar uma nova parceria com a concorrente Magnatone, apoiada por nomes como Billy Gibbons e Joe Bonamassa. À época, em comunicado, o artista pontuou que não estava encerrando sua trajetória com a Marshall, mas ficou perceptível que deixou de priorizar tais amps.

Em recente entrevista com a própria Magnatone, Slash foi sincero e explicou por que resolveu fazer a troca: sentia-se “desiludido com a consistência” de seu som enquanto utilizava os amplificadores da Marshall. 

Segundo transcrição da Ultimate Guitar, ele contou:

“Fiz muitos testes e tentativas com diferentes modelos de amplificadores ao longo do tempo e acabei ficando com a Marshall por muitos anos. Com o tempo, comecei a me sentir… não sei qual seria a melhor palavra, talvez desiludido com a consistência do meu som com os Marshalls. Havia timbres que eu queria alcançar e que não conseguia tirar daqueles amps.”

Tudo mudou durante a pré-produção do disco solo “Orgy of the Damned” (2024) orientado ao blues. Por acaso, o guitarrista tocou num combo — amplificador combinado com caixa acústica — Magnatone e percebeu que era exatamente o que procurava: 

“E então, um dia, toquei num Magnatone, meio por acaso. Acho que foi o Richard Fortus [guitarrista do GN’R] quem me deu um. Fui gravar um disco de blues há alguns anos. Eu não estava procurando um paredão de som para esse disco de blues. Queria algo mais parecido com um combo, com potência de menos de 50 watts. Então peguei os combos antigos que eu tinha e vi o Magnatone. Já conhecia a marca porque o Billy Gibbons usava. Acabei usando o amp durante todo o processo de pré-produção. De tudo que eu tinha, era sempre ele que eu voltava a usar. E, quando entramos no estúdio, gravei o disco inteiro com ele.”

Satisfeito com a sonoridade, Slash também mudou o equipamento para as turnês subsequentes com o GN’R e com Myles Kennedy & The Conspirators. À Premier Guitar, o músico relembrou:

“Passei pela minha fase de testes com amplificadores há muito, muito tempo, e acabei ficando com os Marshalls. Mas, alguns anos atrás, o Billy Gibbons me deu um amp da Magnatone. Era um combo e eu pensei: ‘legal, valeu’. Coloquei junto com outras coisas e nunca cheguei a testar de verdade [até a pré-produção do disco]. Sonoramente, era exatamente o que eu procurava. Acabei usando esse amp em um ensaio inteiro e depois na primeira música que gravamos, ‘Key to the Highway’. E soou do car#lho. Depois disso, decidi trocar meus Marshalls por cabeçotes da Magnatone e caixas 2×12 nos shows com o Guns N’ Roses e também com os Conspirators.”

Sobre Slash

Nascido em 23 de julho de 1965, na Inglaterra, Slash é notório por seu trabalho com o Guns N’ Roses, famosa banda de hard rock. Ele fez parte do grupo entre 1985 e 1996, retornando a partir de 2016.

Além do Guns, o guitarrista trabalhou em uma série de outros projetos. Entre 1994 e 2002, ele teve a banda Slash’s Snakepit. Em seguida, montou o Velvet Revolver, com dois ex-colegas de Guns – o baixista Duff McKagan e o baterista Matt Sorum – além do vocalista Scott Weiland (Stone Temple Pilots) e do guitarrista Dave Kushner.

Quando o Velvet Revolver acabou, em 2008, começou a apostar em uma carreira solo propriamente dita. Primeiro, lançou um álbum chamado “Slash” (2010), repleto de convidados, como Iggy Pop e Ozzy Osbourne. Depois, montou a banda de apoio Slash, Myles Kennedy and the Conspirators, com a qual também lançou uma série de discos – o mais recente, “4”, em 2022.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSlash é sincerão ao dizer por que largou amplificadores de guitarra Marshall
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia, excelente matéria, parabéns! Mais uma coisa, o Blues é tão forte que pega ou no incio da carreira ou na maturidade, mas ninguém que tem feeling escapa!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades