...

A opinião de Nicko McBrain sobre Simon Dawson no Iron Maiden

Substituto assumiu a vaga em maio e já era conhecido por conta do trabalho no British Lion, projeto solo de Steve Harris

Desde o início da turnê “Run for Your Lives”, o Iron Maiden não conta com Nicko McBrain, seu baterista de longa data. Simon Dawson, notório também pelo British Lion e pelos anos com The Outfield, ocupa a vaga. Mas o que McBrain pensa de seu substituto?

­

- Advertisement -

McBrain esteve no programa de rádio de Eddie Trunk (via Blabbermouth) e foi perguntado a respeito de Dawson. Nicko revelou que conhece o músico há cerca de 6 ou 7 anos e que chegou a arrumar um contrato de patrocínio para ele com a British Drum Company.

Quando Nicko revelou ao baixista Steve Harris sua intenção de parar, foi agendado um ensaio com Simon. Nicko afirmou:

“Estávamos na América do Norte. Eu sabia que Simon ia ensaiar com a banda e que ele havia sido escolhido para me substituir. Então, sim, eu conhecia Simon. Tínhamos um relacionamento. Sentamos juntos no Japão, tivemos algumas noites juntos. Sentamos e tomamos um chá, alguns sanduíches no hotel… e ele é um cara ótimo, ele está fazendo um trabalho fantástico. Não queriam alguém como eu, como um clone de Nicko. Ele tem sua própria identidade, o que é ótimo. E a coisa que mais me deixa feliz é que eu ainda sou o sujeito mais bonito no Iron Maiden (risos).”

Instruções de Steve Harris

Eddie Trunk lembrou que o próprio Nicko McBrain entrou como um baterista substituto no Iron Maiden, após a saída de Clive Burr, que tocou nos três primeiros discos do grupo. O baterista conta que Simon Dawson teria recebido de Harris as mesmas instruções dadas a ele próprio em 1983:

“O que ele disse para mim foi: ‘Nick, nas coisas antigas, você toca o que quiser, do jeito que quiser tocar, mas mantenha o arranjo que Clive fez nas canções’. Esse foi o único tipo de instrução que recebi de Steve. Foi: ‘faça do seu jeito, mas mantenha os arranjos como Clive tocou nas coisas antigas’. E tenho certeza que ele disse o mesmo para Simon. ‘Olha, você não é o Nicko, mas faça do seu jeito’. E isso é ótimo.”

O baterista veterano afirmou ter visto pouca coisa no YouTube dos shows recentes – principalmente pela qualidade ruim das gravações –, mas afirmou gostar do que viu. Simon fez sua estreia em 27 de maio, na Hungria, primeira data da turnê “Run For Your Lives”.

Empolgou

Outro integrante do Iron Maiden está ainda mais empolgado com o novo baterista. Bruce Dickinson contou suas impressões sobre o primeiro ensaio junto a Simon Dawson ao Musicians Institute’s MI Conversation Series (via Blabbermouth) e chegou a compará-lo a um antigo colega de banda:

“Para ser honesto, se eu fechasse meus olhos em alguns momentos durante aquele ensaio, era como ter Clive Burr de volta na banda, porque ele (Dawson) tem aquele feeling. É aquele swing de big band. Ele tem todas as mesmas influências e tudo. E eu só fiquei: ‘oh meu Deus. Uau.’ Então estou realmente animado.”

Os 50 anos do Iron Maiden

Em maio, o Iron Maiden deu início em território europeu à sua turnê comemorativa de 50 anos, intitulada “Run for Your Lives”. O grupo está tocando apenas músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980 e “Fear of the Dark” (1992) – com exceção de “No Prayer for the Dying” (1990).

A expectativa é que o Brasil seja contemplado com a tour no ano seguinte. O país terá visita do vocalista Bruce Dickinson em carreira solo para performance no festival The Town, em 7 de setembro.

Além disso, um livro visual será lançado em 2025 também como forma de celebrar o 50º aniversário. “Iron Maiden: Infinite Dreams — A História Visual Oficial” chega ao mercado nacional em 31 de outubro por meio da Belas Letras. A tradução é de Marcelo Vieira, colaborador do site IgorMiranda.com.br.

As datas restantes da “Run for Your Lives” até agora são as seguintes:

  • 19 de julho – Paris La Défense Arena, Paris, França
  • 20 de julho – Paris La Défense Arena, Paris, França
  • 23 de julho – GelreDome, Arnhem, Países Baixos
  • 25 de julho – Deutsche Bank Park, Frankfurt, Alemanha
  • 26 de julho – Cannstatter Wasen, Stuttgart, Alemanha
  • 29 de julho – Waldbühne, Berlim, Alemanha
  • 30 de julho – Waldbühne, Berlim, Alemanha
  • 2 de agosto – PGE Narodowy, Varsóvia, Polônia

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA opinião de Nicko McBrain sobre Simon Dawson no Iron Maiden
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades