A despedida do Black Sabbath contou com quase todas as bandas do Big Four do thrash metal. Metallica, Slayer e Anthrax tocaram no festival Back to the Beginning, idealizado para o momento e realizado em 5 de julho no Villa Park, em Birmingham, Inglaterra. A única exceção ficou no Megadeth que, mesmo com a agenda livre para a data, não marcou presença.
Após a empresária Sharon Osbourne revelar que havia tirado um grupo do lineup por conflitos internos, surgiram rumores de que Dave Mustaine e companhia teriam sido os excluídos. Kelly Osbourne, porém, negou o boato.
Sendo assim, coube a um dos integrantes esclarecer o motivo da ausência. Para a revista Burnn!, James LoMenzo abriu o jogo e contou que o Megadeth sequer foi chamado para a ocasião.
Segundo o baixista, ele e os colegas não receberam nenhum convite oficial. Como já estavam na Europa devido a apresentações recentes e tinham grande interesse em participar, os músicos chegaram a considerar estender a viagem e tentaram entrar em contato com os envolvidos para tocar no evento, mas não tiveram sucesso.
Conforme transcrição publicada pelo Blabbermouth, ele declarou:
“A verdade é que eu acredito que ninguém tenha nos convidado e está tudo bem. Nem todo mundo é chamado para toda festa. Mas, ao mesmo tempo, quando estávamos na Europa na semana passada, o David disse que estava entrando em contato com todo mundo, avisando que estávamos por lá e que poderíamos ir. E que, se quisessem, a gente podia ficar mais alguns dias e dar um jeito. Não sei exatamente o que nosso empresário conseguiu, mas não deu certo e voltamos pra casa. […] Não vejo isso como uma polêmica nem nada do tipo. Só sei que, claramente, ficamos de fora e ninguém foi convidado. Foi engraçado ver todo mundo perguntado sobre o Megadeth, porque não houve convite, não houve nenhuma conversa, a gente não esteve envolvido em nada. O show foi incrível! Eu adoraria ter estado lá. Eu soube muitos e muitos meses atrás.”

LoMenzo também contou que soube do Back to the Beginning antes do anúncio oficial, feito em fevereiro. A informação veio diretamente do baterista Bill Ward, com quem tem trabalhado em seu novo álbum solo — e que mencionou a ideia do show durante uma conversa:
“Tenho gravado com o Bill Ward. Ele está trabalhando em seu [novo álbum solo] e já venho trabalhando com ele há um tempo. E ele deu a entender algo sobre o show [há um tempo]. Eu perguntava se ele vinha falando com alguém do Black Sabbath e ele dizia que falava com o Ozzy todos os dias, porque o Ozzy não estava se sentindo muito bem naquela época e então ele me disse: ‘acho que vamos fazer um show final’ […]. Fiquei empolgado quando realmente aconteceu, porque sabia o quanto significava para todos os caras do Black Sabbath ter o Bill lá em cima no palco.”
Inclusive, Mustaine gravou uma mensagem em homenagem ao Scorpions — transmitida em show celebrando os 60 anos de carreira também no dia 5 de julho, em Hanover, na Alemanha —, mas não enviou nenhum recado ao Black Sabbath. Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward receberam diversas homenagens exibidas nos telões do Back to the Beginning de nomes como AC/DC, Judas Priest, Def Leppard e Elton John.
Vale destacar que o Megadeth tem uma conexão com o Black Sabbath. Por exemplo, a banda de Dave Mustaine já gravou uma releitura de “Paranoid” e excursionou como atração de abertura do grupo durante a etapa da “Reunion Tour” na América Latina em 2013.
Black Sabbath e Back to the Beginning
O último show do Black Sabbath com a formação original aconteceu no dia 5 de julho, no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada.
De acordo com Tom Morello, responsável pela curadoria e direção musical, o evento deve ter arrecadado ao todo US$ 190 milhões — aproximadamente R$ 1,04 bilhão na cotação atual. Como divulgado, o valor será distribuído para três organizações diferentes:
- Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.
- Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
- Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;
O evento também contou com inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons estiveram entre as atrações, além de convidados adicionais como Steven Tyler (Aerosmith), Ron Wood (Rolling Stones), Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Yungblud, Jonathan Davis (Korn), Nuno Bettencourt (Extreme), Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Travis Barker (Blink-182), Vernon Reid (Living Colour), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token) e Tom Morello.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
