...

O modelo de guitarra mais útil, segundo Joe Bonamassa [não é Gibson Les Paul]

Segundo o músico, com pequenas alterações, "dá para fazer praticamente qualquer coisa" com o instrumento em questão

Joe Bonamassa é reconhecido por sua ligação com as guitarras Gibson Les Paul. Embora já tenha usado outros modelos ao longo da carreira, a imagem do guitarrista está fortemente associada ao instrumento clássico.

­

- Advertisement -

Ainda assim, o músico considera que há um outro tipo de guitarra mais versátil. Para ele, é uma opção capaz de se adaptar a praticamente qualquer situação.

Durante recente entrevista à Guitarist, o artista destacou a flexibilidade da Stratocaster, originalmente fabricada pela Fender. Ao seu ver, com mudanças na tonalidade e adição de certos recursos, é possível fazer “praticamente qualquer coisa”:

“Às vezes, tudo o que precisa é de uma pequena mudança em um dos controles de tom. Se você adicionar recursos [como um pedal de overdrive para dar mais potência ao som] que aumentam o ganho. dá para fazer praticamente qualquer coisa com uma Stratocaster.”

Para ilustrar a questão, Bonamassa trouxe dois exemplos. Segundo o próprio, é possível tanto chegar no famoso “Woman Tone” de Eric Clapton, quanto no estilo de Angus Young, integrante do AC/DC, com uma Strato. Ambos os sons foram originados por Gibson SG.

“Se você pensar ‘cara, quero muito o tom característico do Eric Clapton na época do Cream, em 1966’, você consegue. Use o captador do braço e abaixe o botão de tone para o nível dois ou três. Depois, adicione um pouco de ganho e o som vai ficar daquele jeito. Se você quiser um timbre encorpado e distorcido no estilo Angus Young, é só usar o captador da ponte, baixar um pouco o tone, deixar o som mais limpo e ajustar conforme o seu gosto.”

Joe Bonamassa com uma guitarra Fender Stratocaster (Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox)

Por fim, Bonamassa colocou o terceiro captador das Stratocaster como uma grande vantagem em comparação a instrumentos como a Les Paul. Segundo o músico, não importa nem mesmo a marca do modelo: uma Strato é como um “canivete suíço”, ou seja, é multifuncional.

“Já vi Stratos tocarem todos os tipos de música com guitarra e se desenvolverem bem por causa do terceiro captador. Sei que a Les Paul tem dois controles ‘tone’ separados, mas não tem esse terceiro captador. Dá pra tocar country e fazer sucesso em Nashville com uma Les Paul? Com certeza. Já vi gente fazendo isso. Mas a Stratocaster, pra mim, é como um canivete suíço. E não importa se é uma vintage valiosa ou um modelo de entrada da Epiphone ou da Squier. Isso não faz diferença. Tudo o que você precisa é pensar: ‘vou fingir que essa é a única guitarra que eu tenho’. E ela funciona.”

Sobre Joe Bonamassa

Nascido em New Hartford, estado americano de Nova York, Joseph Leonard Bonamassa começou a se destacar aos 12 anos. À época, abriu uma turnê de 20 shows de B.B. King.

Em 1991, teve a banda Bloodline, com os filhos de Miles Davis, Robby Krieger (The Doors) e Berry Oakley (Allman Brothers Band). Apenas um disco foi lançado.

Além do trabalho solo e o Black Country Communion, também fez parte do Rock Candy Funk Party, voltado ao jazz/funk. Ainda teve uma parceria prolífica com a cantora Beth Hart.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO modelo de guitarra mais útil, segundo Joe Bonamassa
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades