O festival Back to the Beginning terminou de forma emotiva para os quatro membros originais do Black Sabbath e os presentes no estádio Villa Park, na cidade inglesa de Birmingham. Todavia, para quem assistia ao streaming, ficou a sensação de um final um tanto frio.
A transmissão foi encerrada pouco depois da execução de “Paranoid”, com apenas alguns registros de ângulos gerais do enorme palco montado. Até mesmo Geezer Butler se manifestou a respeito do corte “seco” que deixou impressão estranha nos fãs.
A apresentação do Sabbath contou com Ozzy Osbourne sentado em uma espécie de trono decorado, o mesmo usado pelo vocalista também em sua participação solo, logo antes da atração principal. O motivo, bem conhecido por todos, é a saúde do Madman – diagnosticado com Parkinson e enfrentando outros problemas na coluna, o inglês de 76 anos tem dificuldades de locomoção e não aguentaria cantar em pé.
Pela forma relativamente abrupta como o streaming cortou a transmissão, a impressão foi a de que ao final do show, os outros membros do Black Sabbath simplesmente deixaram o palco, largando Ozzy sentado sozinho, de forma fria. Felizmente, alguns vídeos e fotos feitos por fãs mostram o momento posterior.
Geezer Butler tocou no assunto em seu perfil no Instagram. O baixista do Sabbath esclareceu que saiu rapidamente para buscar um bolo decorado com a imagem de Ozzy, que foi entregue ao Madman pelo próprio.
Antes disso, o guitarrista Tony Iommi caminhou até a cadeira em que o cantor ficava e o cumprimentou efusivamente. Nas palavras de Geezer:
“Eu continuo ouvindo que as pessoas assistindo ao streaming acharam que nosso set acabou abruptamente… nós apenas saímos. Desculpe se pareceu assim. Eu saí para pegar esse bolo para Ozzy. Parabéns ao fã que capturou o final adequado.”
Quanto a Bill Ward, é natural que tenha se retirado do palco mais rapidamente. O baterista original do Sabbath, que não tocava com a banda desde 2005, também tem uma saúde frágil e se esforçou bastante para tocar as quatro músicas do set ao lado dos colegas.
Black Sabbath e Back to the Beginning
O último show do Black Sabbath com a formação original aconteceu no último sábado (5), no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada. Todos os lucros foram destinados para as seguintes instituições de caridade:
- Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
- Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;
- Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.
O evento também contou com inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons estiveram entre as atrações, além dos convidados adicionais Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan, Fred Durst (Limp Bizkit), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Jonathan Davis (Korn), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token) e Tom Morello.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
