O Iron Maiden já tocou em vários dos principais festivais do mundo – dos europeus como Donington, Wacken e Sweden Rock ao clássico brasileiro Rock in Rio e o pontual Power Trip, nos Estados Unidos. No entanto, existe um megaevento do qual a banda recusaria participar caso fosse convidada, mesmo sendo em sua terra natal.
Em entrevista ao The i Paper (via Consequence), o vocalista Bruce Dickinson comentou o fato de que o Maiden se apresenta neste sábado (28) em Londres, não muito longe de onde ocorre o festival de Glastonbury, no mesmo fim de semana. Segundo o frontman, todavia, o grupo jamais aceitaria um convite do badalado evento.
Ele explica:
“Eu sempre disse que recusaria o Glastonbury se alguma fez formos convidados. Não quero tocar na frente de Gwyneth Paltrow [atriz] e uma tenda infestada de perfume.”
A crítica de Bruce tem relação com o fato de que o Glastonbury é sempre frequentado por celebridades — ocupando inclusive as fileiras mais próximas do palco — e conta com atrações alternativas, como exposições e outras performances artísticas. Para o cantor, os fãs de Iron Maiden continuam sendo a prioridade:
“Não é só sobre ganhar dinheiro. Queremos que um monte de gente venha e nos veja. Fico impressionado com os preços que algumas pessoas estão preparadas para pagar para ver alguns artistas veteranos.”
Falta de rock no Glastonbury
Em 2025, as principais atrações do festival de Glastonbury incluem Olivia Rodrigo, Rod Stewart, Muse e The 1975. Embora alguns desses nomes tenham relação com o rock, Emily Eavis, uma das organizadoras do evento, comentou ao The Telegraph em 2024 que o gênero já não tem o mesmo apelo popular de outras épocas:
“As atrações refletem o que está acontecendo neste momento no mundo da música. Não há muitos jovens nomes de rock, com honestidade. Espero que volte, meus dias dourados de juventude foram em 1995, com Oasis, Pulp, Radiohead… era ótimo. Mas as coisas mudam e a situação hoje é a que temos.”
Realizado desde 1970, o Glastonbury Festival é um dos mais tradicionais da indústria. Além da música, o evento reserva espaço para outras manifestações artísticas, incluindo teatro, circo e comédia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
