...

O erro na escolha da guitarra Gibson de “De Volta Para o Futuro”, agora procurada

Confusão no dia da gravação fez com que o instrumento aparecesse na cena vindo "diretamente do futuro"

A cena de Marty McFly (Michael J. Fox) empunhando uma guitarra durante a performance de “Johnny B. Goode”, clássico de Chuck Berry, é um dos grandes momentos da trilogia “De Volta Para o Futuro”. O que nem todos sabem é que, de fato, há um elemento “do futuro” ali: no caso, a própria guitarra, uma Gibson modelo ES-345.

A icônica cena acontece no primeiro filme da saga, lançado em 1985, mas que se passa em diversos períodos da história. O trecho com o instrumento se passa em 1955. Acontece que a Gibson ES-345 só foi lançada oficialmente três anos depois — e ainda não existia no ano em que aquela parte do longa acontece.

- Advertisement -

Quem explica melhor a confusão é Norman Harris, colecionador e especialista em guitarras vintage, que alugou o instrumento para a produção do filme. Em entrevista ao guitarrista Joe Bonamassa (via Guitar World), Harris contou ter alertado sobre a temporalidade da peça, mas foi ignorado pela produção.

Ele disse:

“O aderecista veio até nós porque eles sabiam que tínhamos guitarras de certos períodos. E originalmente eles vieram e disseram: ‘Queremos alguma vermelha com uma alavanca. É 1955’. Então eu disse: ‘Bem, talvez uma Stratocaster, ou certamente guitarras Gretsch, que têm (pontes) Bigsby’. Eles vieram e o diretor de arte escolheu outra guitarra – uma ES-5. Então, no dia em que eles iam filmar, quem quer que estivesse no comando disse: ‘Espere um segundo! Eu quero uma guitarra vermelha com vibrato…’ então eles voltaram para nós, devolveram a ES-5 e pegaram essa ES-345.”

A guitarra foi procurada para aparecer também em “De Volta Para o Futuro – Parte 2”, em 1989. Foi nesse momento que veio uma surpresa.

Em busca de guitarra de Marty McFly

Quatro anos depois do primeiro filme, a produção do diretor Robert Zemeckis entrou em contato com Norman Harris para alugar novamente a guitarra, que não estava mais em posse dele. Desde então, o paradeiro do instrumento é desconhecido. Agora, a Gibson está fazendo de tudo para recuperá-lo.

Em publicação no Instagram, o diretor de Brand Experience da empresa, Mark Agnesi, escreveu:

“Eu comecei a tocar guitarra por causa de Michael J. Fox e essa cena de ‘De Volta Para o Futuro’. Comecei a procurar por essa ES-345 1961 vermelho-cereja desde 2009, no meu primeiro dia trabalhando na loja Norman’s Rare Guitars. Após 16 anos de procura, hoje peço a vocês por sua ajuda.”

O post é acompanhado de um vídeo no qual Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson e Harry Waters Jr., integrantes do elenco de “De Volta Para o Futuro”, contam a história do instrumento e explicam a campanha. Ao fim, são interrompidos por Huey Lewis, que cantou a música-tema do filme.

A companhia americana estabeleceu um site e uma linha telefônica especial (+1-855-345-1955) para receber dicas sobre o paradeiro da guitarra. Existe uma contagem regressiva também que dura até 21 de outubro, data na qual Marty McFly retorna ao passado em 1955.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO erro na escolha da guitarra Gibson de “De Volta Para o...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades