No último mês de abril, o Rock and Roll Hall of Fame divulgou a lista de artistas que entrarão para a instituição neste ano. Além de nomes como White Stripes, Soundgarden e Cyndi Lauper, estava entre os selecionados a baixista Carol Kaye, que decidiu recusar a vaga.
Numa postagem já excluída do Facebook, a famosa musicista de estúdio revelou nesta quarta-feira (18) que não marcará presença na cerimônia de indução, marcada para o dia 8 de novembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Fazendo uma referência a “The Wrecking Crew” — documentário de Denny Tedesco lançado em 2008 o qual considera uma “fraude” —, ela justificou a decisão dizendo (via Rolling Stone):
“Algumas pessoas têm me perguntado sobre: não, eu não estarei na cerimônia. Estou recusando o prêmio do Rock and Roll Hall of Fame (e toda a abordagem igual a de Denny Tedesco) porque isso não representa o trabalho que os músicos de estúdio faziam e fizeram na era de ouro das gravações de hits nos anos 1960.”
Ao longo dos anos, a artista mostrou-se contra o uso do nome The Wrecking Crew para se referir aos músicos de estúdio. Dessa forma, o anúncio não é necessariamente uma surpresa.
Quando divulgada como uma das artistas eleitas para o Rock and Roll Hall of Fame, Kaye havia sido descrita como uma “das musicistas mais requisitadas do seleto grupo de músicos de estúdio de Los Angeles conhecido como The Wrecking Crew” no site oficial. A página, agora, traz a frase da segiunte forma: “parte do seleto grupo de músicos de estúdio de Los Angeles mais requisitados”.
À época, segundo a Variety, ela escreveu nas redes sociais:
“Por favor, saibam que nosso único nome era ‘músicos de estúdios’, não o nome que um baterista [Hal Blaine] inventou para sua própria busca pela fama.”
De qualquer forma, é provável que a baixista ainda receba a honraria do Rock and Roll Hall of Fame. Mais recentemente, em 2022, Dolly Parton publicou uma carta aberta requisitando sua exclusão da lista de indicados da instituição, que, mesmo com o protesto, manteve a cantora. Ela acabou aceitando e lançou até um álbum influenciado pelo rock como forma de retribuição.
Sobre Carol Kaye
Nascida em 24 de março de 1935, em Everett, Estados Unidos, Carol Kaye já teve a honra de ser chamada de “a primeira dama do baixo”. A musicista esteve especialmente ativa durante as décadas de 60 e 70, tendo gravado uma grande quantidade de álbuns clássicos enquanto integrante da banda de estúdio hoje mais conhecida como The Wrecking Crew.
Com o grupo, Kaye acabou fazendo parte de momentos importantes da música americana. Gravou discos clássicos da gravadora Motown e trabalhou com Frank Sinatra, Beach Boys, Ike & Tina Turner, Simon & Garfunkel, The Monkees, Sonny & Cher e Frank Zappa, entre outros. Ao todo, seu catálogo estimado supera os 10 mil álbuns.
Com a Wrecking Crew, trabalhou muitas vezes ao lado do produtor Phil Spector, além do maestro Lalo Schifrin em trilhas sonoras. Seu baixo pode ser ouvido até mesmo no tema de “Missão: Impossível”, uma de suas obras mais famosas, que inclui o baixo de Carol Kaye.
Discografia selecionada:
- “La Bamba” – Ritchie Valens (1958)
- “Deuces, “T’s,” Roadsters & Drums” – Hal Blaine (1963)
- “Then He Kissed Me” – The Crystals (1964)
- “You’ve Lost That Lovin’ Feelin’” – The Righteous Brothers (1964)
- “The Beach Boys Today!” – The Beach Boys (1965)
- “These Boots Are Made for Walkin’” – Nancy Sinatra (1965)
- “Summer Days (And Summer Nights!!)” – The Beach Boys (1965)
- “The Very Special World of Lee Hazlewood” – Lee Hazlewood (1966)
- “Batman Theme – The Marketts” (1966)
- “River Deep, Mountain High” – Ike & Tina Turner (1966)
- “Pet Sounds” – The Beach Boys (1966)
- “Parsley, Sage, Rosemary and Thyme” – Simon and Garfunkel (1966)
- “Buffalo Springfield” – Buffalo Springfield (1966)
- “Freak Out!” – The Mothers of Invention (1966)
- “The Beat Goes On” – Sonny & Cher (1967)
- “The 59th Street Bridge Song (Feelin’ Groovy)” – Harpers Bizarre (1967)
- “More of the Monkees” – The Monkees (1967)
- “Wichita Lineman” – Glen Campbell (1968)
- “Nancy” – Nancy Sinatra (1969)
- “Hikky Burr” – Quincy Jones & Bill Cosby Smackwater Jack(1969)
- “With a Little Help from My Friends” – Joe Cocker (1969)
- “Charles Kynard” – Charles Kynard (1971)
- “I Don’t Know What’s On Your Mind” – Spiders Webb (1976)
- “Shades” – J. J. Cale (1981)
- “The Wilsons” – The Wilsons (1996)
- “Fast Man Raider Man” – Frank Black (2006)
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
