...

Roy Thomas Baker, produtor de “Bohemian Rhapsody”, morre aos 78 anos

Segundo a família, profissional de estúdio faleceu no último dia 12 de abril, em sua casa no Arizona, EUA; Brian May prestou homenagem

Roy Thomas Baker, produtor que trabalhou com nomes como Queen, The Cars, Ozzy Osbourne e Foreigner, morreu aos 78 anos. De acordo com comunicado enviado à imprensa, o profissional, responsável pelo clássico “Bohemian Rhapsody”, faleceu no último dia 12 de abril, em sua casa em Lake Havasu City, Arizona, nos Estados Unidos. 

Conforme a Loudwire, a notícia foi divulgada pela própria família. Ainda não há informações a respeito da causa da morte. 

- Advertisement -

Por meio das redes sociais, Brian May, guitarrista do Queen, prestou uma homenagem. Em longo texto, o músico escreveu:

“Muito triste em saber do falecimento de Roy Thomas Baker. Roy teve um papel muito importante na produção de muitas músicas do Queen nos primeiros anos da banda. Parece ser difícil encontrar fotografias do Roy, mas consegui achar essas imagens de uma viagem que eu e minha então esposa, Chrissy, fizemos para visitar Roy e sua esposa Barbara em sua casa de campo em Norfolk. Deve ter sido em 1973 […]. Roy fez parte da nossa equipe de produção desde o início, incluindo no álbum ‘A Night at the Opera’. Depois nos separamos em ‘A Day at the Races’, mas nos reunimos novamente para o álbum ‘Jazz’. A contribuição de Roy na produção, junto com a engenharia de Mike Stone em ‘Bohemian Rhapsody’, jamais será esquecida. Lamento ter perdido o contato com Roy nos últimos tempos. Suponho que a vida anda em um ritmo tão acelerado hoje em dia que imaginamos sempre haver tempo de retomar uma amizade, e então, de repente, é tarde demais. Obrigado, Roy, por todo o trabalho incrível que você fez por nós, e por toda a diversão que tivemos. Descanse em paz.”

Sobre Roy Thomas Baker 

Roy Thomas Baker nasceu em Hampstead, Londres, na Inglaterra. Começou sua carreira musical no Decca Studios da cidade aos 14 anos de idade, logo virando engenheiro de som. Nesse sentido, colaborou com artistas como David Bowie, Rolling Stones, The Who, Dusty Springfield e mais. 

Então, em 1973, iniciou uma parceria de sucesso com o Queen. Ao todo, produziu cinco álbuns da banda: “Queen” (1973), “Queen II” (1974) “Sheer Heart Attack” (1974), “A Night at the Opera” (1975) e “Jazz” (1978).

O profissional também é creditado na produção de: “Flush the Fashion” (1980), de Alice Cooper; “Infinity” (1978) e “Evolution” (1979), do Journey; “No Rest for the Wicked” (1988), de Ozzy Osbourne; “One on One” (1982), do Cheap Trick; “Oh, No! It’s Devo” (1982), do Devo; “Head Games” (1979), do Foreigner; “The Cars” (1978), “Candy-O” (1979), “Panorama” (1980) e “Shake It Up” (1981), do The Cars, e mais.

Já nos anos mais recentes, colaborou com The Darkness e Smashing Pumpkins. Segundo a Loudwire, o último trabalho em que participou foi “Heaven & Earth” (2014), do Yes

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRoy Thomas Baker, produtor de “Bohemian Rhapsody”, morre aos 78 anos
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades