Uma foto do vocalista e guitarrista Bradley Nowell tocando violão para um bebê estampa a quarta capa do encarte do álbum homônimo do Sublime, lançado em 30 de julho de 1996. Morto por overdose menos de dois meses antes de o disco chegar às lojas, Nowell não viu sua magnum opus atingir o número 13 na Billboard e vender mais de cinco milhões de cópias nos Estados Unidos.
Seus colegas Bud Gaugh (bateria) e Eric Wilson (baixo), impossibilitados de realizar turnês e divulgações, tampouco puderam capitalizar o sucesso. Optaram por não continuar a banda sem seu principal compositor, mantendo o legado vivo somente por meio de compilações e lançamentos póstumos.
Avancemos três décadas. Jakob Nowell, o bebê da supracitada foto, cresceu e hoje ocupa o posto outrora pertencente ao pai — e o faz de modo que dispensa testes de DNA.
Não que o Sublime with Rome, formado em 2009 por Wilson e o cantor e guitarrista Rome Ramirez, não tenha sido uma iniciativa válida — afinal, permitiu que os fãs continuassem a ouvir as músicas da banda ao vivo e apresentou seu repertório a uma nova geração. Contudo, ao longo de sua existência, apesar de ter lançado três álbuns de estúdio com material original, o projeto foi amplamente considerado ilegítimo pela ala mais radical dos admiradores.
Problema apontado, problema resolvido. Com Jakob a bordo, o nome Sublime foi oficial e legitimamente ressuscitado. A estreia nos palcos brasileiros, abrindo para o Offspring em três compromissos — o primeiro deles na Farmasi Arena, Rio de Janeiro, na última quinta-feira (6) —, confirmou o acerto dessa decisão.
Do lado direito do palco, um relógio marca 50:00. A contagem regressiva é iniciada tão logo o trio, acompanhado por Trey Pangborn (segunda guitarra na teoria, primeira na prática) e pelo DJ Product, tateia notas até se encontrar no verso inicial de “April 29, 1992 (Miami)”. Retrato dos tumultos que eclodiram em Los Angeles após a absolvição de quatro policiais acusados de usar força excessiva na prisão de Rodney King, a letra da música contrasta com o cenário em que é executada, repleto de elementos que remetem à cultura californiana dos anos 1990: skates, boomboxes e muitas referências, entre veladas e explícitas, a sexo e drogas. Ao fim da música, Jakob se apresenta e é ovacionado como Rome jamais foi.
Feita a reflexão (ou dado o choque de realidade, você decide), restavam ainda 45 minutos para reiterar por que o Sublime se tornou um dos grupos mais influentes de sua época. E, claro, a mistura de punk, reggae, ska e hip-hop atrai, mas são as narrativas de Bradley, um cronista nato, que realmente cativam. Histórias de personagens e situações inusitadas, como nas letras de “Wrong Way” e “Date Rape” (recomenda-se a leitura de ambas), encantam os mais versados na língua inglesa e provocam risos e sorrisos naqueles que já não estavam rindo à toa em meio à constante marola de baseado.
No palco, ninguém parecia mais relaxado do que Eric. Alternando entre o baixo e o bass synth de volume ensurdecedor — não mais que o trigger da bateria em “Garden Grove”, diga-se —, o gigante gentil e tatuado fazia de seu roadie um garçom particular, sempre providenciando refis de sabe-se-lá-o-quê.
O álbum de 1996 domina o repertório das 13 músicas tocadas, e, no hit “What I Got”, a antepenúltima da noite, Noodles, que assistia ao show de um ponto privilegiado à esquerda do palco, é convidado a assumir a guitarra principal. Foi improvisado? Sim. Parece que foi? Nem um pouco.
Para “Same in the End”, Jakob chama seu roadie — a quem se refere como “irmão” — para participar da brincadeira, entregando-lhe o próprio instrumento. No encerramento, “Santeria” confirma que não é preciso praticar bruxaria nem ter bola de cristal para prever o futuro sucesso do Sublime. Agora, com Jakob honrando o legado de Bradley Nowell, fica claro que o sangue realmente fala mais alto.
*Os textos sobre os shows de Offspring e Rise Against serão publicados em breve — no caso da primeira banda citada, quando sua respectiva produção revelar quais imagens produzidas pelo fotógrafo do site estão aprovadas para uso.
Repertório — Sublime:
- April 29, 1992 (Miami)
- The Ballad of Johnny Butt
- Wrong Way
- Date Rape
- Doin’ Time
- Caress Me Down
- Garden Grove
- Badfish
- Pawn Shop
- Greatest-Hits
- What I Got
- Same in the End
- Santeria
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