Acusações de plágio não são novidade na história do Led Zeppelin. Há 40 anos aconteceu uma das mais famosas, quando Willie Dixon processou Robert Plant e Jimmy Page por “Whole Lotta Love”, que seria plágio de “You Need Love”, composição do bluesman gravada por Muddy Waters e Small Faces.
A versão original da faixa, que trazia letra de Dixon, surgiu na voz de Waters em 1962. Em 1966, para seu álbum de estreia homônimo, o Small Faces a regravou, dessa vez com o título de “You Need Loving”. Em outubro de 1969 o Led Zeppelin lançou seu segundo disco, “Led Zeppelin II”, contendo “Whole Lotta Love”, um de seus maiores hits.
O processo veio só em 1985, quando a filha de Willie Dixon avisou o pai sobre a semelhança após ouvir a canção do Zeppelin no rádio. Os acusados não fizeram muito para se defender. Para a Classic Rock, Page acabou jogando a culpa em Plant:
“Robert deveria ter mudado a letra. Ele nem sempre fazia isso, e isso é o que causou a maior parte do problema.”
O vocalista, por sua vez, tratou de proteger o guitarrista, mas admitiu o plágio de forma ainda mais sincera. Plant acreditou que havia se passado tempo o suficiente para que a “citação” passasse despercebida. O cantor afirmou:
“O riff de Page era o riff de Page. Estava lá antes de qualquer coisa. Eu só pensei: ‘bem, o que vou cantar?’. E foi isso, um lapso. Agora felizmente pago. Na época, houve muita conversa sobre o que fazer. Foi decidido que estava tão longe em tempo e influência… bem, você só é pego quando faz sucesso. Esse é o jogo.”
As provas do plágio do Led Zeppelin
O ponto que ajuda a comprovar o plágio é a proximidade que os então futuros membros do Led Zeppelin tinham com o Small Faces na época da regravação da faixa. Steve Marriott, vocalista e guitarrista da banda, confirmou que Page e Plant estiveram em vários shows do grupo e mostraram um interesse especial em “You Need Loving”. No livro “Led Zeppelin: Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra” (2008), de Mick Wall, Marriott declarou:
“Ele (Plant) cantou igual, fraseou igual, mesmo as paradas no fim eram as mesmas.”
Led Zeppelin e Willie Dixon chegaram a um acordo na Justiça, onde o bluesman recebeu uma quantia não revelada. Lançamentos posteriores a 1985 de “Whole Lotta Love” passaram a creditar o músico como compositor ao lado de Plant e Page.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.