Morreu aos 75 anos o vocalista David Johansen. Membro fundador do New York Dolls, o americano lutava contra um câncer em estágio 4 e convivia com um tumor no cérebro, diagnosticado em 2020. Conhecido também pelo pseudônimo Buster Poindexter, ele ainda sofreu uma queda em novembro último que piorou sua condição de saúde.
Um comunicado enviado à Rolling Stone informa:
“David Johansen morreu em casa em Nova York na sexta-feira (28) à tarde, de mãos dadas com sua esposa Mara Hennessey e sua filha Leah, cercado por minha música, flores e amor. Ele tinha 75 anos e morreu de causas naturais após quase uma década de doença.”
Dessa forma, todos os membros da formação clássica já não estão mais entre nós. Johnny Thunders (guitarra), Jerry Nolan (bateria), Arthur “Killer” Kane (baixo) e Sylvain Sylvain (guitarra) faleceram respectivamente em 1991, 1992, 2004 e 2021.
Os problemas de saúde de Johansen só se tornaram públicos em fevereiro último. Devido ao acidente doméstico sofrido no fim de 2024, ele aceitou tornar sua situação pública para pedir ajuda. Na ocasião, declarou:
“Temos vivido com minha doença por um bom tempo, ainda nos divertindo, vendo amigos e família, seguindo em frente, mas esse tombo no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças realmente nos trouxe a um novo nível de debilitação. Essa foi a pior dor que já experimentei em minha vida inteira. Nunca fui de pedir ajuda, mas essa é uma emergência. Obrigado.”
A Sweet Relief Musicians Fund, organização voltada a ajudar músicos que precisam de cuidados médicos ou passam por problemas financeiros, prestou auxílio ao artista. A entidade chegou a organizar iniciativas e se abriu para doações com intuito de ajudar David.
Sobre David Johansen
Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, David Roger Johansen se notabilizou como vocalista do New York Dolls, grupo lendário da cena glam rock ativo entre 1971 e 1976, com reunião de 2004 a 2011. Nomes como Kiss, Aerosmith, Hanoi Rocks e Guns N’ Roses tiveram influência da banda, completa em sua formação clássica por Arthur “Killer” Kane (baixo), Jerry Nolan (bateria), Sylvain Sylvain (guitarra) e Johnny Thunders (guitarra).
Com o primeiro fim do New York Dolls, Johansen saiu em carreira solo. No final dos anos 1980, se reinventou sob o pseudônimo Buster Poindexter e apostou em uma sonoridade mais próxima do blues, R&B e pop. Nessa época, também fez parte da banda do programa de TV “Saturday Night Live”. Lançou dez álbuns solo de estúdio, entre trabalhos como Johnansen e Poindexter além de projetos paralelos.
Trabalhou também na TV, onde apareceu em séries como “Oz” e “Miami Vice”, e no cinema, tendo atuado em filmes como “A Grande Barbada” (1989) e “Os Fantasmas Contra-Atacam” (1988). Na última obra citada, teve seu papel mais famoso: o Fantasma do Natal Passado. Já nos anos 2000 comandou a banda de blues/folk The Harry Smiths e nos últimos tempos passou a apresentar o programa “The Mansion of Fun”, no sistema de rádio SiriusXM.
Em 2023, David Johansen serviu como tema do documentário “Personality Crisis: One Night Only”, de David Tedeschi e Martin Scorsese. No filme, o artista mostra parte de sua rotina ainda em turnê e conta histórias de sua carreira, desde os tempos de New York Dolls.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.