Fãs apontam símbolo nazi em merch do Danzig

Camisetas e pôsteres vendidos em show da mais recente turnê pelos Estados Unidos apresentaram o Sol negro, figura associada ao nazismo

Liderado por Glenn Danzig, o Danzig iniciou recentemente a turnê “2025 West Coast” pelos Estados Unidos. Com datas abrangendo todo o mês de março, a série de shows terminou no último domingo (30) e causou polêmica nas redes sociais devido ao merchandise oficial. 

Como abordado por fãs em fóruns do Reddit e compartilhado pela Loudwire, as camisetas e pôsteres comercializados na apresentação do Kia Forum, na Califórnia, no último sábado (29), contêm um desenho cartunístico de Danzig com um Sol negro atrás. Associado ao nazismo, o símbolo é composto por dois círculos e raios que partem da esfera menor para a maior.

- Advertisement -

Segundo a Liga Antidifamação (via BBC), a figura é usada em diferentes culturas e, por isso, “não se deve assumir que a maioria das imagens em torno desse símbolo denote racismo ou supremacismo branco”. Porém, ao mesmo tempo, o desenho é popular entre neonazistas por ser um dos “diversos símbolos europeus apropriados pelos nazistas em sua tentativa de inventar a idealizada herança ariana”.

Uma parcela do público defendeu o vocalista das acusações. Ressaltando a personalidade do cantor, um usuário escreveu:

“É como se as pessoas não conhecessem Glenn Danzig ou sua carreira de quase 50 anos. Ele sempre explorou imagens e simbolismos controversos. Ele é o cara que compôs ‘Bullet’, lembra? Ele usa cruzes de ferro e pentagramas e gosta de causar comoção. Ele é nazista? Muito improvável.”

Já outros perfis destacaram a gravidade da situação. Um indivíduo opinou: 

“Você não pode vender uma m#rda nazista dessas em uma época em que os nazistas continuam existindo no poder e chamar isso de ‘oculto’. Parem de fazer campanha para essa m#rda fascista.”

Até o momento, o Danzig ainda não se pronunciou. Fotos dos produtos podem ser vistas abaixo:

Vale destacar que Danzig já é conhecido pelas declarações controversas a respeito do assunto. Por exemplo, conversando com a Rolling Stone em 1994, o cantor explicou por que havia mencionado o livro “The Occult Roots of Nazism”, sobre a suposta relação da ideologia nazista com o ocultismo, como uma leitura essencial para crianças na escola:

“Foi um comentário sarcástico. Mas você pode aprender com o livro. Obviamente, se um livro é publicado, ele tem conhecimento. Se você deixar seu preconceito atrapalhar, você não vai descobrir nada sobre aquele livro. Se eu fosse um caçador de nazistas, eu gostaria de ler este livro. Se alguém disser que é politicamente incorreto ter esse livro, eu basicamente digo: ‘f#da-se’. Se você vai me dizer qual livro ler ou não ler, quem é o fascista?”

Sobre Glenn Danzig

Nascido em Lodi, Nova Jersey, Glenn Allen Anzalone mostrou desde cedo preferências pelo rock e histórias de terror, inspirado ao mesmo tempo por Black Sabbath, The Doors, Charles Baudelaire e Edgar Allan Poe. Os caminhos se envolveram e ditaram o mote da carreira que trilhou.

Na música, se consagrou como vocalista do Misfits, Samhain e Danzig. Ao todo, vendeu cerca de 10 milhões de discos em todo o mundo. Também é dono do selo independente Evilive Records. Já teve composições suas gravadas por nomes como Johnny Cash e Roy Orbison.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasFãs apontam símbolo nazi em merch do Danzig
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades