...

A música que representa o início do fim do Kiss original, segundo Gene Simmons

Segundo vocalista e baixista, banda atravessava momento delicado — e lançamento da faixa mencionada só agravou a situação

Apesar de todo sucesso, a formação original do Kiss eventualmente começou a ruir diante dos conflitos internos. Primeiro, o baterista Peter Criss deixou os colegas em 1980. Pouco depois, em 1982, o guitarrista Ace Frehley também saiu. 

Uma música em específico representa o início da ruptura, na opinião de Gene Simmons. De acordo com o baixista e vocalista, o hit “I Was Made for Lovin’ You”, lançado como single do álbum “Dynasty” (1979), escancara o momento em que tudo começou a mudar para os mascarados. 

- Advertisement -

Durante participação no podcast Magnificent Others, apresentado por Billy Corgan (Smashing Pumpkins), o Demon explicou que a formação já enfrentava um período frágil por causa dos vícios de Ace e Peter. Quando a indústria também passou por transformações, o fim da era clássica acabou sendo inevitável.

Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ele disse:

“Enquanto a banda estava bem, havia a atitude de ‘um por todos, todos por um’ […]. Mas, para a maioria das pessoas, é difícil manter a formação de uma banda. E assim que Ace e Peter sucumbiram às fraquezas, às drogas e ao álcool, começaram os problemas no paraíso. Para completar, a sociedade começou a mudar. Novas gerações surgiram e a música disco apareceu. Jogaram a ideia: ‘bom, talvez devêssemos fazer uma música [disco]’. E todo mundo caiu nessa: Rod Stewart, Rolling Stones, todo mundo. A mudança começou aí.” 

Ace Frehley, Gene Simmons e “I Was Made for Lovin’ You”

Como mencionado, “I Was Made for Lovin’ You” ganhou destaque pela sonoridade orientada à música disco. Justamente por isso, o Kiss foi acusado de “se vender” ao lançar a faixa. 

Ace Frehley não gostava da música por compartilhar a mesma opinião. Ao The Huffington Post em 2012, o ex-guitarrista do Kiss explicou: 

“Não era um grande fã da música porque era meio discoteca e eu senti que estávamos nos vendendo. Sou um guitarrista de hard rock. Além do fato de que eu não gostava da música. Quando a tocávamos ao vivo, eu tinha que fazer aquele som ‘chukka, chukka’ na guitarra durante a maior parte do tempo. Costumava ficar com câimbras no meu pulso.”

Gene Simmons também não aprecia o clássico. Na verdade, o baixista e vocalista confessou odiá-lo em entrevista ao canal da OK! Magazine em 2018:

“Eu odeio tocar essa música até hoje. Estádios cheios de gente pulam para cima e pra baixo como se fossem gafanhotos bíblicos. Ele cheios de tatuagem ficam malucos com essa música, pulando enquanto estou cantando: ‘do, do, do, do, do, do… mate-me agora’. Até hoje eu odeio essa música.”

A opinião de Ace Frehley 

Para Ace Frehley, o Kiss começou a ruir antes mesmo de “I Was Made for Lovin’ You”. Na opinião do guitarrista, quando o dinheiro começou a entrar após o lançamento do álbum ao vivo “Alive!” (1975), os integrantes passaram a afastar-se um do outro, até seguirem caminhos diferentes. Ele explicou no podcast Guitar Tales (via Ultimate Classic Rock):

“Paul [Stanley] trabalhava em uma lanchonete. Eu entregava bebidas. Fui carteiro por seis meses. Fizemos todo tipo de trabalho antes de começarmos a ganhar muito dinheiro. No começo, eu e Gene [Simmons] costumávamos dividir um quarto em um hotel da Holiday Inn. E depois que ‘Alive!’ estourou, cada um tinha sua própria suíte. Foi quando cada um começou a seguir o seu próprio caminho. E foi meio que o começo do fim.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música que representa o início do fim do Kiss original, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades