Saiu no Reino Unido e nas plataformas digitais um álbum colaborativo intitulado “Is This What We Want?”, que conta com Kate Bush, Damon Albarn (Blur/Gorillaz), Annie Lennox, entre vários outros. Quem ficou curioso pelo tipo de música apresentado vai se assustar ao perceber que se trata de um disco completamente silencioso, como protesto contra uma possível mudança na legislação britânica sobre IA.
“Is This What We Want?” está disponível nas plataformas de streaming e é assinado por aproximadamente mil artistas do Reino Unido. O material reúne 12 faixas, todas com gravações de estúdios vazios, sem som. Uma delas teria sido gravada pela própria Kate Bush em seu estúdio pessoal.
A cantora também emitiu uma curta nota (via MusicRadar) a respeito do lançamento:
“Na música do futuro, nossas vozes não serão ouvidas?”
Trata-se de um protesto dos artistas britânicos contra uma proposta de lei de seu país, que planeja dar acesso total à obra musical do Reino Unido para que empresas de tecnologia treinem e desenvolvam seus sistemas de inteligência artificial. O material chegou a público nesta terça-feira (25) por ser também o último dia da consulta pública a respeito da proposta.
Além dos já citados, o registro reúne muitos outros, de Hans Zimmer a Tori Amos. Os títulos das faixas juntos formam a frase: “The British government must not legalise music theft to benefit AI companies”, ou “O governo britânico não pode legalizar o roubo de música para beneficiar empresas de IA”.
Toda a renda obtida com o disco será destinada para uma instituição de caridade que apoia artistas em situação financeira precária.
Munição para a concorrência
A ideia do álbum é do compositor Ed Newton-Rex, que já foi executivo de uma companhia que desenvolvia IA. Ele não é contra a tecnologia, mas afirma que a inteligência artificial treinada com a música dos artistas britânicos teria potencial para vencê-los em uma concorrência por popularidade.
Nas palavras do próprio:
“A proposta do governo daria o trabalho da vida dos músicos do país para as empresas de IA, de graça, permitindo que essas companhias explorem o trabalho dos músicos para superá-los. É um plano que não só seria desastroso para os músicos, como também é totalmente desnecessário: o Reino Unido pode ser líder em IA sem comprometer nossa indústria criativa que é líder mundial.”
Outros artistas também se manifestaram contra a proposta do governo, embora não tenham envolvimento direto com a iniciativa de Newton-Rex. Entre os críticos da medida estão Paul McCartney, Bjorn Ulvaeus (Abba) e Ed Sheeran.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.