...

Iron Savior cancela show nos EUA por causa de Trump: “não nos sentimos seguros”

Banda alemã de power metal estava escalada para se apresentar no festival ProgPower USA, agendado para setembro deste ano em Atlanta

O Iron Savior anunciou o cancelamento de um show que realizaria nos Estados Unidos. A banda estava escalada para a 24ª edição do festival ProgPower USA, marcada para acontecer entre os dias 3 e 6 de setembro em Atlanta, nos Estados Unidos.

O grupo liderado pelo vocalista e guitarrista alemão Piet Sielck explicou, em comunicado nas redes, que a decisão foi tomada devido à política americana. O texto menciona que o presidente do país, Donald Trump, está “destruindo tudo o que foi construído desde a Segunda Guerra Mundial”. Em função disso, os músicos não se sentem “seguros e bem-vindos” por lá.

- Advertisement -

Leia o texto:

“Cara comunidade PPUSA,
Com pesar, decidimos que não podemos viajar para Atlanta este ano. O motivo é tão simples quanto onipresente: a nova administração Trump e sua nova ordem mundial. Trump, Vance e Musk estão destruindo tudo o que foi construído desde a Segunda Guerra Mundial. Eles reescrevem a história e invertem o papel de vítima-agressor negando que a Ucrânia foi invadida por Putin com 150 mil soldados. Eles chamam o presidente da Ucrânia de ditador que não apoia eleição, embora saibam que as eleições são proibidas na Ucrânia durante a guerra por sua Constituição. Eles enviam Vance aqui nos dizendo para começar a colaborar com o partido nazista AfD aqui na Alemanha. Eles cospem na verdade e acham que liberdade de expressão significa licença para mentir e insultar. Obviamente, eles estão prestes a desestabilizar a ordem mundial ocidental para que possam reescrevê-la de acordo com suas necessidades, para ganhar ainda mais dinheiro.
Estamos profundamente preocupados com isso e simplesmente não nos sentimos mais seguros e bem-vindos em seu país. Claro que sabemos que apenas 50% dos eleitores votaram em Trump e que 50% não votaram nele. Sentimos muito por aqueles que pensam como nós, mas neste momento não podemos prever o que acontecerá nos próximos meses. Talvez as coisas se acalmem e seu governo de alguma forma recupere a razão. Ou eles proclamarão a federação russo-americana? Tudo é possível e isso nos assusta muito.
Esperamos retornar a Atlanta em outro momento em um mundo melhor. Esperamos que você possa entender e aceitar nossa decisão.”

Na seção de comentários, a banda complementa:

“Só para esclarecer: esta declaração foi feita desta forma, porque você merece a verdade e nenhum blá-blá-blá de ‘razões internas’. Não foi feita para culpar ou insultar nenhum de vocês. Mas temos que nos ater aos nossos ideais e crenças.”

Além de Piet Sielck, o Iron Savior conta hoje com o guitarrista Joachim Küstner, o baterista Patrick Klose e o baixista Patrick Opitz. A organização do ProgPower USA ainda não se manifestou e, em seu site, mantém o nome do grupo.

O lineup do festival conta ainda com Orden Ogan, Symphony X, Vanden Plas, Skáld, The Night Flight Orchestra, Sonata Arctica, Fabio Lione’s Dawn of Victory, Eclipse e o grupo brasileiro Maestrick, entre outras atrações.

Sobre o Iron Savior

O Iron Savior – ou melhor, o vocalista e guitarrista Piet Sielck – tem história para contar. No início da década de 1980, ainda nos tempos de escola, o vocalista e guitarrista formou uma banda chamada Gentry ao lado de três músicos que criariam o Helloween: o guitarrista Kai Hansen, o baixista Markus Grosskopf e o baterista Ingo Schwichtenberg.

O grupo mudou o nome para Second Hell e chegou a compor algumas músicas antes de se dissolver. O Helloween nasceu em seguida, já sem Piet Sielck, que preferiu se dedicar à carreira de engenheiro de som.

Algumas músicas feitas naquela época, como “Gorgar”, “Phantoms of Death”, “Murderer” e “Victim of Fate” chegaram a ser aproveitadas pela icônica banda de power metal. Estão presentes em “Walls of Jericho”, álbum lançado em 1985 e expandido dois anos depois.

Uma década depois, em 1996, Piet Sielck decidiu retomar sua carreira como vocalista e formou o Iron Savior, ao lado, justamente, de Kai Hansen. O baterista Thomen Stauch, do Blind Guardian, completou a formação responsável pelo primeiro álbum, homônimo e lançado em 1997.

Desde então, o grupo seguiu – sem Hansen, que saiu em 2001, e Stauch, que só participou até 1998 – e construiu uma longa discografia. “Firestar”, décimo quinto e mais recente álbum, saiu em 2023.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasIron Savior cancela show nos EUA por causa de Trump: “não nos...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades