...

O melhor álbum do Savatage na opinião de Jon Oliva

De acordo com vocalista e tecladista, disco em questão lançado na década de 1990 "mostrou todos os lados da banda"

Desde o início de sua carreira, o Savatage lançou onze álbuns de estúdio. A discografia principal da banda começou com o disco de estreia “Sirens” (1983), e, até o momento, termina com o trabalho mais recente “Poets and Madmen” (2001) — disponibilizado antes de um longo hiato iniciado em 2002. 

Para Jon Oliva, o melhor projeto saiu no início da década de 1990. Segundo o vocalista e tecladista, agora afastado das turnês mas ainda envolvido nos bastidores, “Streets: A Rock Opera” (1991) é o material mais significativo feito por ele e pelos colegas. 

- Advertisement -

Durante recente entrevista coletiva realizada por Zoom, com participação do site IgorMiranda.com.br, o músico mencionou o tópico e explicou por que escolheria o álbum como seu favorito. Conforme transcrição do site, ele disse: 

“É difícil de responder. O álbum que mais significa para mim é ‘Streets’, porque meu irmão, Paul e eu realmente trabalhamos muito juntos naquele álbum. Levou um ano para gravar. Eu me diverti mais fazendo aquele álbum porque tinha muitas músicas e mostrou todos os lados da banda. Desde músicas como ‘Agony and Ecstasy’ até ‘Believe’ e ‘Somewhere in Time’. Esse é provavelmente o meu favorito.” 

Outro disco mencionado pelo músico como um de seus preferidos é “Power of the Night” (1985). Ainda assim, Jon acredita que seja difícil superar “Streets”, já que o material também ficou marcado como o primeiro que fizeram digitalmente — o que, por consequência, trouxe muita novidade ao processo: 

“Eu gosto de todos. Eu amo ‘Power of the Night’, amo todos eles. Mas escolho ‘Streets’ pela forma como nós três trabalhamos no material e pela gravação, foi o primeiro álbum que fizemos digitalmente. Éramos a cobaia do Record Plant porque eles tinham acabado de obter todas essas coisas digitais e fomos a primeira banda a usar. Foi incrível. Cantei ‘Believe’ umas 304 vezes e… usaram o terceiro take.”

Sobre “Streets: A Rock Opera”

Lançado em outubro de 1991, “Streets: A Rock Opera” é o sexto álbum de estúdio do Savatage. Com 16 músicas, o material conceitual explora a ascensão e queda do músico fictício DT Jesus. A inspiração veio de um livro engavetado escrito pelo produtor Paul O’Neill em 1979. Dentre as canções, “Jesus Saves” ganhou um videoclipe.

Conversando com o site Defenders of the Faith em 2020, Jon Oliva deu detalhes a respeito do processo de gravação. O vocalista e tecladista relembrou:

“Levou muito tempo para fazermos o ‘Streets’. Ficamos no estúdio por mais de um ano. A música ‘Jesus Saves’ teve três versões. Tem a versão gospel e depois a versão que Criss [Oliva, guitarrista] e eu escrevemos, porque precisava ter peso. Então fizemos a versão rock. Eu compus a parte musical. Criss me ajudou, mas não muito.”

Sobre o Savatage

O Savatage foi fundado em 1979, pelos irmãos Jon (voz/teclados) e Criss Oliva (guitarra), em Tarpon Springs, cidade no estado americano da Flórida. As atividades prosseguiram mesmo com a morte de Criss, em 1993, durante um acidente de trânsito.

Em 2003, ao concluir a turnê que promoveu seu 11º e até então mais recente álbum, “Poets and Madmen” (2001), o Savatage entrou em um hiato. A partir daí, nasceram projetos diversos como o extremamente bem-sucedido Trans-Siberian Orchestra (fundado por Jon ao lado de Paul O’Neill, produtor falecido em 2017), Jon Oliva’s Pain e Circle II Circle.

Desde então, apenas uma reunião havia ocorrido, para apresentação no festival alemão Wacken Open Air em 2015. Nos últimos anos, surgiram rumores de uma volta para lançar o que se tornaria, nas palavras de Jon Oliva, seu último álbum. Todavia, os trabalhos em torno do disco foram interrompidos após o vocalista e tecladista fraturar uma vértebra.

Depois de dez anos, o grupo retorna para uma série de apresentações na América do Sul (abril) e Europa (junho). O novo capítulo começa no Brasil, com show no festival Monsters of Rock ao lado de Scorpions, Judas Priest, Europe, Opeth, Queensrÿche e Stratovarius.

O evento acontece no Allianz Parque, em São Paulo, em 19 de abril. Especula-se que a banda ainda realize uma performance à parte, dois dias depois, no Espaço Unimed, casa de eventos na mesma cidade.

Zak Stevens (voz), Johnny Lee Middleton (baixo), Chris Caffery (guitarra), Al Pitrelli (guitarra) e Jeff Plate (bateria) farão a turnê. Porém, Jon está envolvido nos bastidores e garantiu estar responsável pela escolha de repertório, acompanhamento dos ensaios e seleção de um tecladista para se juntar ao quinteto o substituindo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO melhor álbum do Savatage na opinião de Jon Oliva
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades