Sammy Hagar atuou como vocalista do Van Halen pela primeira vez entre 1985 e 1996. Durante o período, o cantor não deixou totalmente abandonada a carreira solo. Tanto é que “I Never Said Goodbye” (1987) ficou marcado como o primeiro álbum do artista lançado após sua entrada para a banda.
Uma das músicas de maior destaque do material é “Eagles Fly”, composta a partir de reflexões a respeito do nascimento. Na verdade, a faixa era pra ter sido do Van Halen e feito parte do oitavo disco “OU812” (1988). Porém, segundo o Red Rocker, Alex Van Halen optou por descartá-la à época.
Recentemente, o vocalista relembrou a história em vídeo no YouTube. Em suas palavras, o baterista achava que a canção soava muito como o cantor country John Denver, o que era um problema.
Conforme transcrição da Ultimate Classic Rock, ele disse:
“Estávamos no estúdio. Toquei a música no violão para Ed [Van Halen] e Alex estava ao fundo ouvindo. Ele disse: ‘parece John Denver’. Nunca vou esquecer. Eu respondi: ‘e o que há de errado nisso? John é um cara incrível. Fique quieto quando eu estiver falando sobre John’. Foi uma reação muito engraçada.”
No fim das contas, de acordo com Sammy, o antigo colega de banda se arrependeu da decisão. Ele contou:
“Depois, Alex ouviu a música no meu disco e disse: ‘ei, cara, você deveria ter guardado essa canção para o Van Halen’. E eu comentei: ‘cara, você não lembra o que disse sobre essa música?’. É realmente irônico que tenha virado uma das suas músicas favoritas. Era uma das canções que lancei favoritas do Eddie. E deveria estar em um disco do Van Halen. Seria inacreditável se estivesse no ‘OU812’. É uma música que tocarei pelo resto da minha vida.”
Assim, não surpreende que o Van Halen tenha incorporado a faixa aos setlists das apresentações em 1988. “Eagles Fly” também apareceu na reedição do álbum ao vivo “Live: Right Here, Right Now” (1993).
Vale destacar que Eddie Van Halen participou da gravação da música. O saudoso guitarrista contribuiu não só com a guitarra, mas com o baixo e com os vocais de apoio, além da produção.
Sammy Hagar atualmente
Entre abril e maio de 2025, o show “The Best of All Worlds”, em que Sammy Hagar presta uma homenagem ao Van Halen, será transformado em uma residência para o Dolby Live, local com capacidade para 5,2 mil pessoas no Park MGM, em Las Vegas, Estados Unidos. As apresentações acontecem nos dias 30 de abril e 2, 3, 7, 9, 10, 14, 16, 17 de maio.
Em nota, Hagar comenta:
“Estou muito ansioso por esta residência e por poder ficar em um só lugar para que possamos ter o som e a produção completamente ajustados. Isso também permite que a banda faça experimentos com o setlist todas as noites — é por isso que será exclusivo para Las Vegas — em vez de viajar o dia todo em turnê, não tendo tempo para ensaiar e fazer mudanças. Planejo me aprofundar mais no catálogo do Van Halen e na minha carreira solo, Montrose e Chickenfoot também. Os fãs terão muitas surpresas.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.