Desde 2002, Paul McCartney mantém a mesma banda de apoio. O eterno Beatle tem trabalhado com os músicos em questão há muito mais tempo do que ficou em atividade com o Fab Four — no caso, cerca de dez anos. E há um motivo pelo qual a formação do grupo é tão sólida.
Quando questionado a respeito de sua duradoura relação profissional com Rusty Anderson (guitarra), Abe Laboriel Jr. (bateria), Brian Ray (guitarra e baixo) e Paul “Wix” Wickens (teclado) — este último, colaborador desde 1989 —, Macca destacou que o segredo está na boa dinâmica pessoal entre todos os integrantes. Segundo o próprio, não existem brigas durante o dia a dia, o que facilita a convivência.
Por meio de uma sessão de perguntas e respostas em seu site oficial, o artista contou:
“É engraçado, porque nos damos muito bem! Antigamente, especialmente nos anos 70, você ouvia falar de bandas que se separavam, brigavam e não duravam. Mas simplesmente nos damos muito bem.”
Além disso, na opinião de Paul, a figura evidente de um líder “facilita as coisas” no sentido de manter a paz. Nos Beatles, não havia apenas um músico principal. Já nos Wings, também eram fundamentais a esposa Linda McCartney e Denny Laine.
“Acho que todos sabem que eu sou meio que o líder, então isso facilita as coisas, e não temos brigas. Apenas seguimos em frente. E a banda é formada por músicos muito bons. Agora estamos num ponto em que podemos tocar, discutir coisas e tomar decisões dentro do grupo. E isso funciona bem – já estamos juntos há mais de 20 anos, o que é uma loucura!”
Confiança
Anteriormente, McCartney também citou outro ponto importante para a estável formação: a confiança. À rádio KCSN em 2014, conforme transcrição da Ultimate Classic Rock, o músico havia relatado:
“Eu confio nos caras. Eles sabem o que vou fazer e eu sei o que eles vão fazer. Todos conseguimos acompanhar uns aos outros. E todos nós estamos aqui apenas para tocar música. Simplesmente amamos tocar juntos. Alguns anos atrás, eu meio que olhei para eles e disse: ‘sabem de uma coisa, pessoal? Nós somos uma banda. Somos uma banda de verdade’ […]. Quando percebemos isso, começamos a nos sentir muito melhor sobre o que estávamos fazendo.”
Paul McCartney atualmente
Depois do lançamento de “McCartney III” (2020), Paul McCartney confirmou que trabalhava em um novo álbum de estúdio. No entanto, por causa da turnê “Got Back”, o músico deixou o projeto de escanteio e até mesmo passou a não mencioná-lo publicamente.
Agora, com o fim da nova etapa da excursão e nenhuma apresentação marcada para o ano que vem, Macca voltou a dizer que o disco está em andamento. Quando perguntado a respeito de suas metas para 2025 durante a mesma sessão de perguntas e respostas em seu site oficial, o eterno Beatle destacou:
“Aqui vai uma: terminar um álbum! Tenho trabalhado em muitas músicas e tive que deixar isso de lado por causa da turnê. Então, espero voltar para esse processo e terminar muitas dessas músicas.”
Anteriormente, em dezembro de 2022, McCartney confirmou que o projeto contaria com a produção de Andrew Watt. O profissional é conhecido por colaborações com Ozzy Osbourne, Rolling Stones, Pearl Jam, Iggy Pop e Elton John, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.