John Lennon tinha uma relação próxima com Eric Clapton e acontecimentos do ano de 1969 mostram isso. Além de ambos os artistas terem dividido o palco no festival Toronto Rock and Roll Revival em setembro, o guitarrista participou do single “Cold Turkey”, lançado pelo saudoso integrante dos Beatles no mês seguinte.
Apesar de ter ressaltado em uma carta que “amava” o trabalho do colega, Lennon aparentemente ficou insatisfeito com a contribuição do amigo na faixa em questão. Quem garante é Ross Warner, autor do livro “American Standard: Cheap Trick from the Bars to the Budokan and Beyond”, que retrata toda a história da banda Cheap Trick.
Conforme declaração concedida durante entrevista ao podcast Booked on Rock e transcrita pelo site Ultimate Guitar, o Beatle teria feito o seguinte comentário em uma das sessões de gravação do álbum “Double Fantasy” (1980):
“John disse algo como: ‘Eu gostaria de ter tido esse cara [Rick Nielsen, guitarrista do Cheap Trick] em ‘Cold Turkey’. Porque, primeiramente, Eric Clapton estava viciado em heroína, e, em segundo lugar, não entregou um solo de verdade’.”
Nielsen também já contou a mesma história. Para a Classic Rock em 2021, disse:
“Eu estava no estúdio, tocando, e John olhou para [o co-produtor de ‘Double Fantasy’] Jack Douglas e disse: ‘Deus, eu queria ter tido o Rick em ‘Cold Turkey’. [O solo de] Clapton ficou aquém’.”
O guitarrista e o baterista Bun E. Carlos receberam um convite para tocar em “I’m Losing You”, quinta faixa da tracklist de “Double Fantasy”. A colaboração com os músicos não apareceu na versão original do álbum, mas acabou incluída no box set “John Lennon Anthology”, disponibilizado em 1998.
Eric Clapton e John Lennon
Como mencionado, Eric Clapton e John Lennon eram grandes amigos e trocavam correspondências. Em uma carta datada de setembro de 1971, o saudoso Beatle levantou até a possibilidade de montar uma banda com o outro músico.
No texto, o falecido cantor explica que entrou em contato com Klaus Voormann, Jim Keltner, Nicky Hopkins e Phil Spector para criar um grupo fixo — no caso, a Plastic Ono Band — e que gostaria que o guitarrista também se juntasse à formação. À época, Clapton vivia um período difícil, visto que enfrentava o vício em heroína.
Já de acordo com áudios das sessões de “Let It Be” (1970), John estava determinado a colocar Clapton como guitarrista dos Beatles se George Harrison, que havia se demitido, não retornasse em uma semana.
Em outubro de 2021, o jornal Daily Mail teve acesso a uma sequência de áudios das sessões daquele período. Em um desses registros, é possível ouvir Lennon, em conversa com Macca e Ringo Starr, reclamando da ausência de Harrison.
“(A atitude de George foi) uma ferida purulenta e nós permitimos que ela ficasse mais profunda e nem demos bandagens a ela. Acho que se George não voltar (até a semana que vem), nós devemos pedir a Eric Clapton para tocar.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.