...

O solo gravado por Eric Clapton que deixou John Lennon insatisfeito

Segundo declarações, saudoso músico dos Beatles queria que Rick Nielsen, guitarrista do Cheap Trick, tivesse tocado na faixa em questão

John Lennon tinha uma relação próxima com Eric Clapton e acontecimentos do ano de 1969 mostram isso. Além de ambos os artistas terem dividido o palco no festival Toronto Rock and Roll Revival em setembro, o guitarrista participou do single “Cold Turkey”, lançado pelo saudoso integrante dos Beatles no mês seguinte. 

Apesar de ter ressaltado em uma carta que “amava” o trabalho do colega, Lennon aparentemente ficou insatisfeito com a contribuição do amigo na faixa em questão. Quem garante é Ross Warner, autor do livro “American Standard: Cheap Trick from the Bars to the Budokan and Beyond”, que retrata toda a história da banda Cheap Trick

- Advertisement -

Conforme declaração concedida durante entrevista ao podcast Booked on Rock e transcrita pelo site Ultimate Guitar, o Beatle teria feito o seguinte comentário em uma das sessões de gravação do álbum “Double Fantasy” (1980):

“John disse algo como: ‘Eu gostaria de ter tido esse cara [Rick Nielsen, guitarrista do Cheap Trick] em ‘Cold Turkey’. Porque, primeiramente, Eric Clapton estava viciado em heroína, e, em segundo lugar, não entregou um solo de verdade’.”

Nielsen também já contou a mesma história. Para a Classic Rock em 2021, disse: 

“Eu estava no estúdio, tocando, e John olhou para [o co-produtor de ‘Double Fantasy’] Jack Douglas e disse: ‘Deus, eu queria ter tido o Rick em ‘Cold Turkey’. [O solo de] Clapton ficou aquém’.” 

O guitarrista e o baterista Bun E. Carlos receberam um convite para tocar em “I’m Losing You”, quinta faixa da tracklist de “Double Fantasy”. A colaboração com os músicos não apareceu na versão original do álbum, mas acabou incluída no box set “John Lennon Anthology”, disponibilizado em 1998. 

Eric Clapton e John Lennon

Como mencionado, Eric Clapton e John Lennon eram grandes amigos e trocavam correspondências. Em uma carta datada de setembro de 1971, o saudoso Beatle levantou até a possibilidade de montar uma banda com o outro músico.

No texto, o falecido cantor explica que entrou em contato com Klaus Voormann, Jim Keltner, Nicky Hopkins e Phil Spector para criar um grupo fixo — no caso, a Plastic Ono Band — e que gostaria que o guitarrista também se juntasse à formação. À época, Clapton vivia um período difícil, visto que enfrentava o vício em heroína.

Já de acordo com áudios das sessões de “Let It Be” (1970), John estava determinado a colocar Clapton como guitarrista dos Beatles se George Harrison, que havia se demitido, não retornasse em uma semana.

Em outubro de 2021, o jornal Daily Mail teve acesso a uma sequência de áudios das sessões daquele período. Em um desses registros, é possível ouvir Lennon, em conversa com Macca e Ringo Starr, reclamando da ausência de Harrison.

“(A atitude de George foi) uma ferida purulenta e nós permitimos que ela ficasse mais profunda e nem demos bandagens a ela. Acho que se George não voltar (até a semana que vem), nós devemos pedir a Eric Clapton para tocar.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO solo gravado por Eric Clapton que deixou John Lennon insatisfeito
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades