Quando o Sepultura anunciou a saída de Eloy Casagrande em fevereiro do ano passado, Greyson Nekrutman logo foi confirmado como o novo baterista. À época com 21 anos de idade, o músico americano era conhecido por fazer parte do Suicidal Tendencies e pelas influências orientadas ao jazz.
Independentemente de tal contexto, os bateristas seguem um ao outro no Instagram e já interagiram na rede social. Meses mais tarde, em maio, Greyson chamou o colega de profissão de “lenda” na seção de comentários da postagem em que Eloy falou pela primeira vez sobre sua entrada para o Slipknot.
Agora, em entrevista à edição de janeiro de 2025 da revista Modern Drummer, Casagrande manifestou apoio ao músico mais jovem. Perguntado a respeito de sua opinião, o brasileiro elogiou o substituto no Sepultura e revelou que enxerga semelhanças na trajetória de ambos, já que também havia se juntado à mesma banda aos 20 anos de idade, em 2011.
Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, ele disse:
“Quando o vejo tocando, lembro de mim mesmo naquela mesma posição. Quando entrei no Sepultura, eu tinha a idade dele. Isso é bem interessante. Ele é um baterista muito bom. Eu costumava assistir aos vídeos que ele postava nas redes sociais, quando tocava mais jazz e fazia solos de bateria. Ele é um músico brilhante e desejo a ele e ao resto da banda tudo de melhor. Tenho muito respeito por ele.”
Em seguida, o integrante do Slipknot afirmou a vontade de reunir todos os bateristas que passaram pelo Sepultura em um encontro, o que incluiria Iggor Cavalera e Jean Dolabella:
“Gostaria de conversar mais com ele um dia. Talvez pudéssemos reunir todos os bateristas do Sepultura.”
Eloy Casagrande ajudou Greyson Nekrutman
Por fim, Eloy Casagrande contou que ajudou Greyson Nekrutman a se preparar para a estreia no Sepultura. Pouco antes, os dois puderam conversar, ensaiar e trocar dicas presencialmente em São Paulo, como relatou:
“Greyson veio ao meu estúdio em São Paulo quando entrou na banda para fazer alguns ensaios e tivemos uma conversa muito boa. Ele tinha apenas duas ou três semanas para aprender todas as músicas, então dei alguns conselhos, como: ‘nós costumávamos tocar essa música mais rápido’ ou ‘tenha cuidado com essa porque costumávamos tocá-la mais devagar.’ Mas eu não estava ensinando a ele como tocar as músicas, porque ele consegue tocar qualquer coisa que quiser. Ele é um baterista incrível.”
À Veja SP, em maio do ano passado, Eloy já havia deixado claro a boa relação entre ele e Nekrutman. Na ocasião, afirmou que os dois trocaram mensagens parabenizando um ao outro e ressaltou a união no “mundo baterístico”:
“Mandei uma mensagem para ele, a gente conversou brevemente, desejei sucesso. Eu já tinha o conhecido em janeiro. Quando fiquei sabendo que seria ele, mandei uma mensagem, desejei boa sorte. E ele também, agora, quando fui anunciado, escreveu para mim. Isso que é legal, a gente ter essa união, pelo menos no mundo ‘baterístico’.”
Troca de bateristas
Como mencionado, a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi anunciada em fevereiro de 2024. A banda se declarou surpresa com a decisão, comunicada internamente no início do mês citado, semanas antes de começar a turnê de despedida “Celebrating Life Through Death”.
O nome de Casagrande era especulado por fãs do Slipknot desde a demissão de Jay Weinberg, no fim de 2023. Curiosamente, com sua entrada, um movimento de troca de bateristas entre três bandas ocorreu. A saber, em três atos:
- Primeiro: Em novembro de 2023, Jay foi demitido do Slipknot. Nenhuma razão clara foi apresentada pela banda no anúncio, apenas “decisões criativas”.
- Segundo: No fim de fevereiro de 2024, a saída de Eloy Casagrande foi confirmada pelo Sepultura. A banda afirma que o baterista brasileiro se desligou “para seguir carreira em outro projeto”. Desde a dispensa de Weinberg, seu nome passou a ser especulado no Slipknot, com a efetivação se confirmando em abril.
- Terceiro: A vaga de Casagrande no Sepultura foi ocupada por Greyson Nekrutman, baterista do Suicidal Tendencies — banda que convocou justamente Weinberg para substitui-lo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.