Um estudo publicado pela Luminate mostrou quais foram os 10 documentários sobre música mais assistidos nos Estados Unidos em 2024. Intitulada 2024 Year-End Music Report, a tradicional pesquisa anual contemplou os principais dados da indústria no país.
O primeiro lugar geral ficou com “A Noite que Mudou o Pop”, longa-metragem a respeito da gravação de “We Are the World” em 1985. Já na segunda posição, figurou “Eu Sou: Celine Dion”, no qual Céline Dion detalha a batalha contra a síndrome da pessoa rígida. A artista voltou aos palcos durante a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris em julho.
“Hate to Love: Nickelback” também conseguiu destaque. Dirigida pelo cineasta britânico Leigh Brooks, a produção aborda toda a carreira do grupo, formado em 1995. Entre os tópicos, estão a ascensão do Nickelback ao topo das paradas com o álbum “Silver Side Up” (2001), e, principalmente, a negatividade surgida após o sucesso comercial.
Vale destacar que três das dez produções do levantamento saíram em anos anteriores: “Miss Americana”, de Taylor Swift, lançada em 2020; “Carole King & James Taylor: Just Call Out My Name”, de 2022, e “Jon Batiste: American Symphony”, de 2023.
Em nota (via Hollywood Reporter), a Luminate destacou:
“Os filmes de shows e documentários musicais mais uma vez demonstraram seu valor tanto para as plataformas de streaming, com Netflix, Prime Video e Disney+ liderando a corrida para atender à demanda dos consumidores por esse formato, quanto para os detentores de direitos musicais, que se beneficiam do aumento associado de streams e royalties. Apesar de ser o mais antigo da lista, ‘Miss Americana’ foi o quarto documentário musical mais assistido em 2024, um ressurgimento impulsionado pelo lançamento do álbum ‘The Tortured Poets Department’ de Swift e pelo sucesso global da ‘The Eras Tour’, provando como a promoção estratégica pode revitalizar catálogos e seu potencial de receita.”
Veja o ranking completo abaixo:
- A Noite que Mudou o Pop (Netflix) – 1,27 bilhão de minutos assistidos
- Eu Sou: Celine Dion (Prime Video) – 507,1 milhões de minutos assistidos
- O Retorno do Rei: Queda e Ascensão de Elvis Presley (Netflix) – 340,9 milhões de minutos assistidos
- Miss Americana – Taylor Swift (Netflix) – 230,7 milhões de minutos assistidos
- Carole King & James Taylor: Just Call Out My Name (Max) – 225,4 milhões de minutos assistidos
- Hate to Love: Nickelback (Netflix) – 221,2 milhões de minutos assistidos
- The Beach Boys (Disney+) – 215,5 milhões de minutos assistidos
- Megan Thee Stallion Por Ela Mesma (Prime Video) – 146,3 milhões de minutos assistidos
- Beatles ’64 (Disney+) – 132,7 milhões de minutos assistidos
- Jon Batiste: American Symphony (Netflix) – 97,8 milhões de minutos assistidos
Sobre “A Noite Que Mudou O Pop”
Lançada em 1985 pelo projeto USA for Africa, a faixa “We Are the World” tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate da fome e das doenças na África. Ao todo, 45 artistas participaram da música. Entre eles, Bob Dylan, Michael Jackson, Cindy Lauper, Stevie Wonder e Bruce Springsteen.
O documentário “A Noite que Mudou o Pop”, que chegou a público em janeiro, explora os bastidores da gravação. Além de imagens da época, a produção conta com entrevistas exclusivas dos envolvidos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.