Angus Young é responsável por alguns dos solos de guitarra mais conhecidos do rock. O guitarrista do AC/DC deixou sua marca na música diante da performance mostrada em clássicos como “Back in Black”, “Let There Be Rock”, “Thunderstruck”, “Whole Lotta Rosie”, entre tantos outros.
Aliás, o músico tem um segredo para compor um solo perfeito. Conversando com a revista Guitar World em 2020, o artista revelou a própria tática.
Segundo Angus, é preciso entender o que cada faixa pede. Ao seu ver, muitas vezes, é melhor encaixar uma construção mais rítmica ao longo das canções — deixando o protagonismo do instrumento de seis cordas para o final — do que “mostrar demais” e emaranhar muitas notas.
Citando como exemplo “Back in Black” e “Shoot to Thrill”, conforme compartilhado pela Far Out Magazine, ele disse:
“Onde você diria ‘aqui é o momento de um solo de guitarra’, geralmente é onde a música tem uma execução mais rítmica. Há a presença da guitarra evidente, mas ainda é rítmico. É apenas na parte final da música, depois de uma quebra de ritmo, que a guitarra aparece mais, em relação às linhas e aos fraseados principais.”
Em seguida, Angus afirmou que o “menos” pode engrandecer uma canção a depender do contexto:
“O que estou tentando dizer é que depende realmente da música em si e de como você a ouve. Porque uma única nota pode soar muito melhor do que 50 notas juntas, entende?”
O melhor solo do AC/DC, segundo Angus Young
Angus Young foi convidado a selecionar o melhor solo do AC/DC em entrevista à revista Vulture, realizada no ano de 2020. A escolha recaiu sobre o grande sucesso da banda na era pós-“Back in Black”.
“Escolho ‘Thunderstruck’. Eu estava brincando com um violão, imagine só. Malcolm ouviu o que eu estava tocando e ficou me importunando para que desenvolvesse aquela parte. Quando você ouve, tudo se encaixa. Quando tocamos ao vivo, tenho que me certificar de que meus dedos estão aquecidos para essa música. Ela possui uma complexidade implacável. Tenho que estar confiante.”
Sobre o guitarrista
Nascido em Glasgow, Escócia, Angus McKinnon Young é o mais novo de sete irmãos. Aos oito anos, migrou com a família para a Austrália. Começou a carreira musical em uma banda chamada Kantuckee. A seguir, se juntou ao irmão Malcolm e formou o AC/DC.
Apesar de ter ficado conhecido usando o uniforme escolar, Angus chegou a usar outras roupas no palco antes da fama, incluindo fantasias de Zorro, Homem-Aranha e King Kong. Também tentou emplacar uma paródia do Superman, chamada Super Ang.
Exceção à nicotina, Young não sucumbiu aos excessos do meio que frequenta. No auge da carreira, seus maiores vícios eram xis burger e milk-shake. Assim como toda a família, é torcedor do Rangers Football Club (antigo Glasgow Rangers).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.