...

A mentira sobre música do Led Zeppelin que deixa Jimmy Page irritado

História contada em livro escrito pelo falecido tour manager Richard Cole está bem longe da realidade, segundo guitarrista

Logo no início de sua carreira, o Led Zeppelin lançou uma versão para “Babe I’m Gonna Leave You”. Disponibilizada no primeiro álbum homônimo de 1969, a canção é uma releitura da composição de Anne Bredon originalmente da década de 1950. 

Quem teve a ideia de adaptá-la para a banda foi Jimmy Page, inspirado pelo cover de Joan Baez datado de 1962. Segundo o livro “From A Whisper to A Scream: The Complete Guide to the Music of Led Zeppelin”, de Dave Lewis, o guitarrista tocou a música para Robert Plant durante o primeiro encontro entre eles, em julho de 1968.  

- Advertisement -

Ao longo dos anos, uma mentira a respeito da regravação acabou repercutida e deixou o guitarrista extremamente irritado. Segundo o próprio, a história contada no livro “Stairway to Heaven” (1992), escrito pelo falecido tour manager Richard Cole, está bem longe da realidade. 

À Guitar World em 1993, conforme compartilhado pela Blabbermouth, o músico desmentiu que o vocalista tenha sido o responsável pelo arranjo da releitura de “Babe I’m Gonna Leave You”, como pontuado na obra. Até mesmo recriou o diálogo real entre ele e o colega à época, que teria sido totalmente diferente do veiculado na publicação.

Primeiramente, explicou Page: 

“Há um livro escrito por nosso tour manager, Richard Cole, que me deixou completamente bravo. Fiquei tão irritado com isso que nem consigo me obrigar a ler o livro inteiro. As duas partes que li são tão falsas que tenho certeza de que, se lesse o resto, poderia processar Cole e os editores. 

Uma das histórias falsas é sobre ‘Babe I’m Gonna Leave You’. O livro afirma que, quando Robert veio à minha casa para discutir a respeito da banda inicialmente, eu toquei uma gravação de Joan Baez cantando ‘Babe’ e perguntei a ele: ‘Você consegue imaginar a gente tocando algo assim?’. O livro diz que Robert pegou minha guitarra e começou a tocar para mim o arranjo que acabou aparecendo no álbum.”

Então, esclareceu: 

“Primeiro, eu já tinha trabalhado no arranjo muito antes de Robert vir à minha casa, e, segundo, Robert nem sequer tocava guitarra naquela época. Em terceiro lugar, eu não perguntei se ele conseguia imaginar a gente tocando essa música, eu disse a ele que queria tocá-la. E isso você pode confirmar direto da fonte.

Isso está apenas nas duas páginas que li. Você pode imaginar o quão impreciso deve ser o resto do livro. Adoraria saber qual foi a fonte de informações dele.”

Sobre Jimmy Page

Nascido em Heston, Middlesex, Inglaterra, James Patrick Page se destacou como músico de estúdio, acompanhando uma série de nomes históricos da música. Foi guitarrista do The Yardbirds de 1966 a 1968, permanecendo até o primeiro encerramento das atividades do grupo.

A consagração definitiva veio como o idealizador do Led Zeppelin, uma das bandas mais influentes da história. Expandiu suas atividades através da obra do quarteto, se tornando um nome prestigiado para além da arte em si.

Após o desfecho trágico do conjunto, realizou uma série de trabalhos solo, além de ter tocado em projetos como o The Firm e o Coverdale-Page. Também reeditou brevemente a parceria com Robert Plant. Ainda gravou e excursionou com Rolling Stones, The Black Crowes e Foo Fighters, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA mentira sobre música do Led Zeppelin que deixa Jimmy Page irritado
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades