James Hetfield não é um saudosista do rock, como recente aparição junto a Rob Halford assistindo o Turnstile já havia deixado claro. O frontman do Metallica sempre esteve de olho nas novidades, incluindo aquelas que ajudou ao levar para a estrada como atração de abertura.
Um exemplo se deu em 2004, durante o festival australiano itinerante Big Day Out. O quarteto foi acompanhando pelo The Mars Volta, que deixou uma ótima impressão. Tanto que anos mais tarde o músico ainda lembrava do impacto.
Disse o vocalista e guitarrista em 2017, ao podcast “It’s Electric”, de seu colega Lars Ulrich – conforme repercussão do Rock and Roll Garage:
“Aquele cara, Jon Theodore (baterista), inacreditável. Sempre que eu o assisto ao vivo, você está lá. Nós o vimos em um pequeno bar em algum lugar da Austrália. Foi um dos shows mais loucos que já vi. A energia que aqueles caras tinham e eles estavam todos usando botas chiques também. Essa foi a combinação para mim: ‘Eles são loucos e também se vestem bem’ (risos).”
Obviamente, a capacidade técnica não passou despercebida de Hetfield. Ele afirmou:
“Eles realmente sabiam tocar os instrumentos. Adorava a música ‘Inertiatic ESP’, que era um pouco jazzística. Pedia todas as noites, mas eles nunca tocavam. Talvez fosse muito pop para eles, comparada a algumas de suas outras coisas malucas. Lembro-me de Cedric [Bixler-Zavala, vocalista e guitarrista] ter pedais no chão para seus vocais. Eu nunca tinha visto isso antes, ele fazia coisas estranhas com a voz. Estava realmente a tratando como um instrumento, o que era muito legal. Teclados, o baterista, tudo isso. Eles até tinham um tocador de bongô em algum momento.”
Em 2022, Zavala explicou ao podcast de Zane Lowe por que não atendeu o pedido de James.
“Ele pediu essa música e não a tocávamos mais ao vivo. Até considerei resgatar só para fazer um agrado. Mas éramos muito focados no momento. Essa música era algo dos primeiros discos. Não estávamos mais naquela vibe. Nós entendemos que as pessoas realmente a amam, mas somos muito egoístas assim. De qualquer modo, foi legal conhecê-los. Foi como, uau.”
Sobre o The Mars Volta
Formado em El Paso, Texas, no ano de 2001, o The Mars Volta se formou das cinzas do At the Drive-In, banda da qual Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala faziam parte anteriormente – e que também realizou reencontros durante a última década.
Até o momento, sete álbuns de estúdio foram lançados. O maior sucesso foi alcançado com o segundo, “Frances the Mule” (2005), que chegou ao 4º lugar nos Estados Unidos e faturou disco de ouro.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.