Jason Bonham precisou abandonar a turnê “The Best of All Worlds”, liderada por Sammy Hagar e iniciada em julho. Devido à saúde de sua mãe e viúva de John Bonham (Led Zeppelin), o baterista saiu do giro a partir do show realizado no último dia 27 de agosto, em Cincinnati, nos Estados Unidos.
Para seu lugar, foi trazido Kenny Aronoff, músico que tocava com os demais integrantes — Hagar, o guitarrista Joe Satriani e o baixista Michael Anthony — no Chickenfoot quando a agenda de Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) não permitia. Dono de longo currículo, o baterista já trabalhou com John Fogerty, Smashing Pumpkins, Jon Bon Jovi, Paul Gilbert, entre outros.
Ao que tudo indica, o “substituto” permanecerá até o fim da excursão, que, apesar de ter acabado em setembro, será transformada em uma temporada em uma casa de eventos em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre abril e maio do ano que vem — e pode ganhar datas na Europa, Oceania e América do Sul em breve.
Questionado a respeito do assunto por um fã nas redes sociais, Bonham, primeiramente, confirmou que não voltará para a série de apresentações. Depois, conversando com a Ultimate Classic Rock, o baterista revelou que o rompimento não veio de sua parte e que ficou chateado com a decisão.
Ele disse:
“Sammy me ligou há um tempo. Ele estava perguntando sobre minha mãe, mas então ele disse: ‘Sabe, eu não vou fazer muita coisa no ano que vem’, blá, blá blá, ‘então eu vou ficar com Kenny’. Devo dizer que fiquei um pouco chocado. Eu estaria mentindo para você se eu não estivesse um pouco triste, porque nós estávamos muito bem no final da turnê. Fiquei um pouco chateado. Isso foi estranho, depois de 10 anos com ele.”
Agora, Sammy resolveu esclarecer a situação e explicar por que dispensou o colega da banda e manteve Kenny. À Rolling Stone, o Red Rocker atribuiu dois motivos à escolha. O primeiro deles envolveu o talento e a experiência do segundo músico, que rapidamente conseguiu adaptar-se à rotina da turnê:
“Há duas razões para seguirmos em frente com Kenny. Primeiro, ele é um dos maiores bateristas do planeta. Acho que ele participou de mais discos que venderam milhões de cópias do que qualquer outro músico no mundo. Ele foi incrível nessa turnê.”
Já a segunda razão tem como base a logística. Como Kenny é o atual baterista de Joe Satriani, ambos possuem a mesma agenda e os mesmos dias disponíveis. Por isso, é muito mais fácil conciliar as datas da “The Best of All Worlds” tendo dois músicos com compromissos semelhantes:
“Ele toca com o Joe em tempo integral. Manter essa banda para a turnê ‘Best of All Worlds’ unida é difícil, pelo o que Jason, Joe, Mike e eu fazemos. Precisamos do nosso tempo livre. Tentar organizar isso é muito mais fácil com a agenda do Kenny alinhada com a do Joe. Se o Joe está disponível, o Kenny está disponível, e não precisamos tentar montar um quebra cabeça. Com o Kenny, podemos ensaiar em qualquer dia da semana.”
Por fim, Sammy novamente exaltou o baterista e sua capacidade de aprendizado:
“Ele me surpreendeu. Toquei com o Kenny no Chickenfoot e ele já tinha me surpreendido naquela época também, porque ele consegue aprender todas as músicas com facilidade. Ele faz anotações, senta ali e consegue entender tudo e tocar com alma e força perfeitamente, logo de primeira. Se isso não surpreende um músico, não sei o que surpreenderia, especialmente com essas músicas. Essas músicas são loucas. São arranjos do Van Halen, cara.”
Temporada de shows de Sammy Hagar em Las Vegas
Entre abril e maio de 2025, o show “The Best of All Worlds”, em que Sammy Hagar presta uma homenagem ao Van Halen, será transformado em uma residência para o Dolby Live, local com capacidade para 5,2 mil pessoas no Park MGM, em Las Vegas, Estados Unidos. As apresentações acontecem nos dias 30 de abril e 2, 3, 7, 9, 10, 14, 16, 17 de maio.
Em nota, Hagar comenta:
“Estou muito ansioso por esta residência e por poder ficar em um só lugar para que possamos ter o som e a produção completamente ajustados. Isso também permite que a banda faça experimentos com o setlist todas as noites — é por isso que será exclusivo para Las Vegas — em vez de viajar o dia todo em turnê, não tendo tempo para ensaiar e fazer mudanças. Planejo me aprofundar mais no catálogo do Van Halen e na minha carreira solo, Montrose e Chickenfoot também. Os fãs terão muitas surpresas.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.