Brian May lembra com detalhes do período em que trabalhou com Freddie Mercury. Segundo o guitarrista, o saudoso vocalista do Queen era “cheio de paixão e inspirador” e fazia questão de sempre deixá-lo confortável em estúdio. Porém, curiosamente, a relação profissional entre os integrantes não foi sempre assim e começou de uma maneira um tanto quanto diferente.
Durante participação no podcast “The Red Special Guitar Podcast”, o músico recordou o início da banda na década de 1970. Nas palavras do instrumentista, Mercury apresentava naquela época um comportamento “um pouco irritante” e exagerado que deixava até mesmo os outros membros receosos a respeito da continuidade do grupo no futuro.
Conforme transcrição do Ultimate Guitar, ele explicou o motivo:
“Quando nos conhecemos, estávamos todos em diferentes faculdades. Nos conhecemos fora desse ambiente. E na cabeça de Freddie, ele já era uma estrela. Ele era muito extravagante, se vestia como uma estrela do rock. Ele era um artista nato, porque tinha essa crença dentro dele.
Quando trabalhamos com ele pela primeira vez, foi um pouco irritante. [Freddie] ficava correndo de um lado para o outro e gritando a plenos pulmões. Pensamos: ‘será que isso vai funcionar?’. Nem todo mundo gostava dele. Muitas pessoas o achavam meio rude, mas todos o consideravam interessante e divertido. Naquele momento, ele ainda não era o cantor que todos conhecemos como Freddie Mercury.”
Conversando com a Guitar World em julho, May já havia revelado como Freddie tinha grandes ambições antes da fama. No entanto, a atitude não soava como arrogância e sim como um incentivo para as pessoas ao redor, como pontuou na ocasião:
“Mesmo quando Freddie ainda não era nada nem ninguém, ele imaginava-se como Jimi Hendrix em sua mente. E eu colaborei para que ele continuasse assim. Ele sempre dizia: ‘você pode fazer tudo que as outras pessoas fazem, Brian, você consegue fazer isso por mim’. Parece que estou fazendo dele presunçoso, mas não. Era apenas o entusiasmo de: ‘nós podemos fazer isso juntos, nós podemos ser a melhor coisa do mundo’.”
Sobre Brian May
Nascido em Hampton Hill, Inglaterra, Brian Harold May começou a carreira na banda 1984, que posteriormente se tornou o Smile.
Nos primeiros anos da década de 1970 deu início ao Queen, junto de Roger Taylor e Freddie Mercury. Após a entrada de John Deacon, o grupo construiu uma das histórias mais bem-sucedidas do Rock, com mais de 300 milhões de discos vendidos em todo o planeta.
Também possui dois trabalhos solo, além de projetos com Eddie Van Halen, Kerry Elis, Chris Thompson e Tangerine Dream. Ainda participou de gravações com Black Sabbath, Paralamas do Sucesso, Meat Loaf, Hank Marvin, Foo Fighters e Five Finger Death Punch, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.