Black Pantera revela ter sido citado por vários fãs em redação do Enem

Alunos que realizaram a prova no último domingo (3) precisaram fazer texto com o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou no último domingo (3). Neste primeiro dia, estudantes de todo o país que querem ingressar no ensino superior realizaram as provas de linguagens, ciências humanas e uma redação dissertativa-argumentativa cujo tema era “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Diante da proposta, muitos candidatos citaram o Black Pantera no texto. Por meio das redes sociais, o trio conhecido pela mensagem antirracista compartilhou comentários de fãs que mencionaram músicas como “Perpétuo”, “Provérbios” e “Candeia”.

- Advertisement -

A legenda explica:

“Quando sua arte é luz para muita gente. Não temos dimensão, às vezes, mas hoje foi um dia e tanto. Obrigado aos candidatos, tantos jovens que relacionaram nossas músicas a esse tema, essa pauta tão importante. Esperança em dias melhores e mais iguais. Educação antirracista.” 

Ainda acrescentaram no X/Twitter:

“Gente, estamos emocionados com isso, saber que nossas músicas ajudaram muitos candidatos, surreal. Não temos diploma, apenas o da vida. É um orgulho viver isso, esperança no futuro de verdade.”

Antes mesmo do fim da prova, a banda já havia traçado um paralelo entre o tópico da redação e seu próprio trabalho. Também no X/Twitter, os músicos falaram sobre a lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas dos ensinos fundamental e médio e complementaram: 

“Sobre o tema do Enem desse ano: ‘Desafios para a valorização da Herança Africana no Brasil’. ‘ASCENSÃO e ‘PERPÉTUO’ são totalmente didáticas. Fazer valer a lei 10.639/2023 é mais do que necessário. De qualquer forma é vital falar e debater, pensar e agir sobre o assunto.”

No último mês de agosto, em outra postagem, o grupo ainda destacou a importância de passar a mensagem de suas músicas para o público mais jovem — a principal parcela inscrita no Enem. Eles disseram:

“Fortalecer nossas crianças e jovens, falando de representatividade preta, através do poder da arte é também a missão. E sim não é mais somente sobre música, afrobetizar e aquilombar não são apenas simples palavras.”

Sobre o Black Pantera

Fundado em Uberaba, Minas Gerais, o Black Pantera conta com Charles Gama (voz e guitarra), Chaene da Gama (voz e baixo) e Rodrigo Augusto (bateria) na formação. Até o momento, quatro álbuns completos de estúdio foram lançados. O mais recente, “Perpétuo”, saiu neste ano. 

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBlack Pantera revela ter sido citado por vários fãs em redação do...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades