Tears for Fears se defende após uso de IA em capa de novo álbum ao vivo

“Songs for a Nervous Planet” foi gravado na mais recente turnê da banda e sai em outubro

O Tears for Fears veio a público justificar a opção pelo uso de inteligência artificial para ajudar a criar a capa do álbum ao vivo Songs for a Nervous Planet, que sai no dia 25 de outubro via Concord Music. Após a divulgação da arte, muitos fãs se manifestaram criticando a ideia de se valer do recurso.

Dada a repercussão, o duo formado por Roland Orzabal e Curt Smith veio a público se explicar. Sem negar que se beneficiaram da IA, os músicos comentaram a escolha pelo caminho, além de explicar como se deu todo o processo.

- Advertisement -

Eles disseram em seu Instagram:

“A arte do álbum ‘Songs for a Nervous Planet’ é uma colagem digital de mídia mista, com a IA sendo apenas uma das muitas ferramentas usadas no processo criativo.”

A seguir, foi explicado o conceito por trás da capa, que visava unir uma sensação futurista e referências ao passado.

“Queríamos uma arte vibrante, que evocasse uma sensação de ficção científica, temas futuristas e uma fuga do que é conhecido. Os girassóis são um aceno alegre às imagens clássicas do Tears for Fears, enquanto a justaposição do astronauta é um link para nossa próxima música, ‘Astronaut’, e uma sensação de alienação e não pertencimento. Somos fãs do trabalho da empresa Surrealistly há muito tempo e sabíamos que ele seria o artista perfeito para dar vida à nossa visão.”

Leia também:  Os músicos que homenagearão Ozzy Osbourne no Rock and Roll Hall of Fame 2024

A explicação do autor

Colaborador do projeto e responsável pela Surrealistly, o artista Vitalie Burcovschi também se manifestou. Ele falou:

“Colaborar com a banda para dar vida à visão deles foi uma experiência incrível. Equilibrar o surrealismo com a profundidade emocional da música foi um desafio que abracei completamente, e acredito que a arte final captura a essência poderosa da história deles.”

Tears for Fears e “Songs for a Nervous Planet”

“Songs for a Nervous Planet” foi registrado durante a mais recente turnê do Tears for Fears, promovendo o álbum “The Tipping Point” (2022). Além dos registros ao vivo, o trabalho contará com quatro músicas inéditas: “Say Goodbye to Mum and Dad”“The Girl That I Call Home”“Emily Said” e “Astronaut”.

O duo ainda exibirá em mais de 1100 cinemas de todo o mundo o filme “Tears for Fears Live (A Tipping Point Film)”. O registro foi feito durante uma apresentação em Franklin, Tennessee, Estados Unidos. As exibições acontecem entre 24 e 26 de outubro. Os locais serão divulgados no site oficial em breve.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasTears for Fears se defende após uso de IA em capa de...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. A IA veio pra democratizar a arte. Agora todo mundo pode criar arte. Igualdade! Não mais limitado a um feudinho comercial de poucos artistas bem sucedidos.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades