Não é exatamente raro vermos músicos que acabaram insatisfeitos com canções que se tornaram seus grandes sucessos. Seja pela pressão de criar algo voltado às mídias ou por conta da repetição exaustiva a que são submetidos, vários artistas reprovam as criações, embora não as abandonem. É o caso de Noel Gallagher com um dos maiores clássicos do Oasis.
“Wonderwall” é o tipo de música que se torna maior que o próprio autor. Muitas pessoas a conhecem sem sequer saber quem gravou. Porém, o compositor possui uma visão crítica a ela por um motivo bastante particular.
Ele explicou à revista Mojo, conforme resgate do American Songwriter:
“‘Wonderwall’ é uma das minhas músicas menos favoritas porque não está terminada. Se eu pudesse de alguma forma voltar no tempo, provavelmente escolheria uma música diferente como nosso cartão de visita. Talvez ‘Some Might Say.’”
A crítica se estende ao álbum que conta com a faixa, “(What’s the Story) Morning Glory?” (1995). Maior sucesso do grupo, marcou a única vez em que não foram gravadas demos. Noel entende que isso colabora para sua sensação.
“Não gosto do resultado. Eu estava escrevendo durante a turnê de ‘Definitely Maybe’. Planejei terminar as músicas quando chegasse ao estúdio, mas nunca conseguimos fazer isso.”
Liam Gallagher também não gosta
Liam Gallagher foi ainda mais longe em seu ódio a “Wonderwall”. O vocalista disse ao irmão que achava que a música soava como trip-hop. Noel respondeu:
“Isso vindo de um homem que nunca ouviu trip-hop.”
Isso levou a uma decisão sobre qual irmão cantaria qual futuro hit do Oasis. Liam habitualmente saía do palco durante os shows. Então, Noel queria marcar seu momento à frente do microfone principal.
“Eu ficava p*to com ele saindo do palco e eu tendo que assumir o show. Lembro-me de pensar ‘se vou fazer isso, quero uma grande música para cantar.’”
Durante as sessões de gravação do álbum, Noel disse a Liam que cantaria “Wonderwall” ou “Don’t Look Back in Anger”. Acabou ficando com a segunda. Ambas as músicas se tornaram hinos definidores do Oasis, mas “Wonderwall” é sua música mais conhecida. Ela já foi tocada mais de 2 bilhões de vezes no Spotify.
Oasis e “Wonderwall”
Composta por Noel Gallagher, “Wonderwall” foi o quarto single do segundo disco do Oasis. O guitarrista a compôs em homenagem à sua então namorada e futura esposa, Meg Matthews. Após o divórcio do casal, em 2001, o próprio passou a negar a informação, dizendo se tratar de uma figura imaginária.
O título foi inspirado em “Wonderwall Music”, álbum solo de George Harrison gravado em 1968, quando este ainda estava nos Beatles. O baixista Paul “Guigsy” McGuigan não participou da gravação, sendo substituído pelo próprio Noel.
A música chegou ao 2º lugar no chart de singles do Reino Unido – onde ultrapassou 4 milhões de cópias vendidas –, além de ter ficado em 8º nos Estados Unidos. Alcançou o topo na Austrália e Nova Zelândia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.