Morreu nesta sexta-feira (27), em Londres, a atriz britânica Maggie Smith. Ela tinha 89 anos e se destacou nas últimas décadas pelos papéis da professora Minerva McGonagall na saga “Harry Potter” e como a Condessa Viúva de Grantham, em “Downton Abbey”. A causa do falecimento não foi informada.
No entanto, sua carreira possui glórias de épocas anteriores. A artista conquistou o Oscar duas vezes. Em 1969 na categoria Melhor Atriz por “The Prime of Miss Jean Brodie” (“A Primavera de uma Solteirona” em português) e em 1979 como melhor atriz coadjuvante pela atuação em “California Suite” (aqui conhecido como “California Suite – um Apartamento na Califórnia”).
Também recebeu outras indicações por obras como “Othello” (1966), “Travels with My Aunt” (1973), “Room with a View” (1986) e “Gosford Park” (2022). A assessoria de imprensa da atriz emitiu uma nota assinada por seus filhos, Chris Larkin e Toby Stephens, que diz:
“É com grande tristeza que temos que anunciar a morte de Dame Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de hoje, sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital por seus cuidados e gentileza incansável durante seus últimos dias.”
Sobre Maggie Smith
No total, Maggie apareceu em mais de 60 filmes e 70 peças. Pelos serviços prestados ao teatro, recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico em 1990 e a Ordem dos Companheiros de Honra em 2014.
Foi casada duas vezes, com o ator Robert Stephens de 1967 a 1974 – união que gerou seus filhos – e com o dramaturgo Beverley Cross entre 1975 e 1998. Em 2007 foi diagnosticada com câncer de mama, tendo gravado “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” durante o tratamento.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.