Uma das principais atrações do Rock in Rio 2024 nesta sexta-feira (20), Cyndi Lauper convive há alguns anos com uma doença autoimune. Desde então, passou a conscientizar o público a respeito do problema.
Em 2010, a artista foi diagnosticada como portadora de psoríase. A doença crônica e não contagiosa tem como principal sintoma a presença de manchas vermelhas ou rosadas pela pele, acompanhadas de escamas esbranquiçadas.
Em conversa com o portal Prevention.com, Lauper revelou ter ignorado o problema em um primeiro momento. Ela disse:
“Não parecia apenas uma irritação. Aparecia em todo meu corpo. Quando comecei a conviver com elas (manchas), apareciam na parte de trás dos meus braços. Então, pensei: ‘tenho uma boa ideia, vou usar blusas abertas na parte da frente para não parecer estar toda coberta’. Mas, claro, ela (a psoríase) se move.”
Cyndi Lauper admitiu ter chegado a pintar as manchas para disfarçá-las durante aparições públicas. Porém, desistiu de fazer isso e procurou ajuda médica.
Cyndi Lauper conscientiza sobre a doença
Hoje, assume ter demorado ir atrás de um especialista na doença e conscientiza as pessoas portadoras da condição a fazerem o mesmo.
“Eu deveria ter procurado (um médico) mais cedo. Procurem médicos especialistas na psoríase. Anos atrás, as pessoas não tinham tanto conhecimento. As coisas mudaram agora e os especialistas têm mais conhecimento de como a doença se comporta (em cada pessoa).”
Rock in Rio e turnê de despedida
Após se apresentar no Rock in Rio nesta sexta-feira (20), Cyndi Lauper realizará a turnê de despedida “Girls Just Wanna Have Fun Farewell Tour”. Inicialmente, há datas confirmadas para os meses finais de 2024 e início de 2025.
O giro, contemplando a América do Norte, se inicia no dia 18 de outubro — menos de um mês após sua apresentação no Rock in Rio 2024. Os compromissos dessa leva inicial vão até 5 de dezembro. Depois, ela excursiona pela Europa e Reino Unido em fevereiro.
Os fãs não devem se preocupar com as poucas datas confirmadas até o momento: em 2025, a turnê continua e deve passar até mesmo pela América do Sul. Em entrevista à Associated Press, a cantora de 71 anos disse que outros continentes estão nos planos.
“Vou para a América do Norte, vou para a Europa, vou para a Ásia, faço a Austrália, e depois a América do Sul, então, vou tentar alcançar os hemisférios. Acho que será uma turnê divertida como a ‘Fun Tour 84’, já faz muito tempo, agora é a ‘Fun Tour 24′ — bem, ’25’. Estou animada porque há muitas tecnologias novas agora e há oportunidades para fazer coisas que combinam arte e música.”
Ainda na ocasião, a artista revelou que não fazia uma turnê em arenas desde o estouro de “She’s So Unusual”, álbum que traz o hit “Girls Just Want to Have Fun”.
“Acho que será uma turnê divertida como a ‘Fun Tour 84’, já faz muito tempo, agora é a ‘Fun Tour 24′ — bem, ’25’. Estou animada porque há muitas tecnologias novas agora e há oportunidades para fazer coisas que combinam arte e música.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.