Vazamentos de discos se tornaram tão parte da cultura que, antes do surgimento de plataformas de streaming, o lançamento extraoficial de um álbum era tão importante para a estratégia de marketing quanto qualquer outra coisa. Entretanto, a pergunta fica: qual foi o primeiro a chegar a público involuntariamente antes da data?
Essa distinção pertence ao Depeche Mode e seu álbum de 1993, “Songs of Faith and Devotion”. Antes mesmo do material ser finalizado, circulavam em salas de bate-papo online versões avançadas das canções, na ordem preferida pela banda.
O fenômeno era novo até demais. Quando um secretário da gravadora informou ao grupo e seus superiores, ninguém sequer entendia o aviso.
Marketing em salas de bate-papo
Isso tudo está presente no livro “Appetite for Self-Destruction: The Spectacular Crash of the Record Industry” (via Far Out Magazine), escrito por Steve Knopper. O autor que os executivos da Warner, apesar de não entenderem o que estava acontecendo, logo perceberam o quanto esses ambientes virtuais poderiam ser importantes para divulgação.
O vice-presidente da gravadora, Jeff Gold, passou semanas vasculhando as salas de conversa. Não demorou a perceber o quão valioso o recurso era para capturar opiniões de fãs antes mesmo de um disco sair.
Gold acabou por se tornar um dos primeiros executivos a abraçar a internet como uma ferramenta de marketing eficaz. A tecnologia não era tão favorável, mas permitiu que o Depeche Mode fosse pioneiro também em realizar a primeira sessão de perguntas e respostas online da história. Em parceria com a AOL, o evento aconteceu em 20 de setembro de 1993.
A sessão de perguntas e respostas online do Depeche Mode
Obviamente, o número de internautas à época era quase irrisório em comparação com a realidade atual. As capacidades tecnológicas também eram bastante limitadas. Para completar a aura quase mística da situação, há pouquíssimos registros.
Um dos poucos é da MTV, que destacou, conforme resgate da Classic Rock:
“Seguindo uma sugestão de Lou Reed, com quem compartilham a gravadora, a banda se conectou a AOL, o principal serviço de computador on-line americano, permitindo que centenas de fãs se comunicassem com o grupo ao mesmo tempo através de seus próprios terminais.”
Infelizmente, mas não de forma surpreendente, a transmissão apresentou uma série de problemas. Como destacou a emissora:
“Quando a linha telefônica do Depeche foi expulsa da tomada, o clamor no ciberespaço se tornou tão grande que levou quase uma hora para a banda voltar para sua coletiva.”
Um registro em vídeo da matéria pode ser conferido abaixo.
Vazamento de discos e pirataria
Infelizmente, o resto da indústria musical se focou mais no outro aspecto inerente ao vazamento de discos antes do lançamento: a pirataria. Serviços de compartilhamento foram fechados e fãs, processados por baixar músicas.
Metallica e Dr. Dre, em especial, tomaram a frente em processos contra o Napster, programa de compartilhamento de arquivos musicais fundado em 1999. Três anos após sua criação, a plataforma acabou decretando falência. Entre prós e contras, o fato é que a batalha mudou vários padrões na história da indústria musical.
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