Em 2017, Geddy Lee e Alex Lifeson fizeram o discurso de indução do Yes ao Rock and Roll Hall of Fame. O vocalista, baixista e tecladista do Rush também participou do número musical com os homenageados, assumindo a função de Chris Squire, falecido dois anos antes.
O momento também deu ao canadense a oportunidade de interagir artisticamente com seu cantor preferido. No ano de 2023, a revista Prog perguntou a Lee qual seria o vocalista que o inspira acima de qualquer outro.
Geddy respondeu, exaltando o ídolo:
“Jon Anderson. Ele tinha uma voz tão clara e linda que conseguia ser rock quando precisava ser e soul quando precisava ser. Como um jovem aspirante a músico, eu queria cantar assim.”
A performance de “Roundabout” pode ser conferida abaixo ou clicando aqui.
O guitarrista preferido de Geddy Lee
Na hora de escolher um guitarrista, Geddy mencionou a trinca do Yardbirds. Porém, tendo que citar um acima dos outros, foi pelo que já não está mais entre nós.
“Sempre fui um grande fã de Eric Clapton e Jimmy Page. Mas, para mim, Jeff Beck tinha algo extra especial, que o tornava inimitável. Seu som é tão original e tão comovente. Ele continua sendo um deus da guitarra.”
Jon Anderson, a eterna voz do Yes
Nascido em Lancashire, Inglaterra, Jon Anderson precisou abandonar a escola na juventude, trabalhando como leiteiro, motorista e em uma fazenda para ajudar a família após seu pai ter ficado muito doente.
Em 1962, se juntou ao The Warriors, conjunto britânico que gravou alguns singles e obteve fama no circuito de clubes alemães. Permaneceu no país após a dissolução do grupo, cantando no Party.
No ano de 1968, voltou à Inglaterra e conheceu o baixista Chris Squire. Juntos, formaram o Yes, uma das maiores bandas da história, peça essencial no desenvolvimento do rock progressivo. Entre idas e vindas, permaneceu no grupo até 2008.
Além de trabalhos solo e colaborações com antigos parceiros de banda, Anderson também gravou e se apresentou com nomes como Vangelis, King Crimson, Iron Butterfly, Mike Oldfield, Jean Luc Ponty e Roine Stolt, entre outros.
Sobre Jeff Beck
Considerado “o guitarrista dos guitarristas”, Jeff Beck é um dos nomes mais influentes da história do instrumento. Mesmo não tendo alcançado o mesmo sucesso de alguns dos seus pares, se destacou pelas inovações sonoras a que se propôs – justamente por ter uma carreira mais livre.
Possui duas induções ao Rock And Roll Hall Of Fame: com os Yardbirds em 1992 e como artista solo em 2009.
Reunindo Rod Stewart nos vocais e Ronnie Wood se alternando entre guitarra base e baixo, o Jeff Beck Group é um dos primeiros supergrupos da história da música popular. A banda lançou dois discos com os músicos principais: “Truth” (1968) e “Beck-Ola” (1969).
Morreu em janeiro de 2023 aos 78 anos, em decorrência de uma meningite bacteriana.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.