O baterista John Dolmayan demonstrou nos últimos anos ter posições políticas bem diferentes do resto do System of a Down. Muitos especularam que isso pode ter contribuído a tensão interna no grupo, em especial com o vocalista Serj Tankian – pois além de companheiros de banda, são cunhados.
Todavia, não parece ser o caso. Ao menos é o que garante Tankian.
Em entrevista a Lucas Brêda para a Folha de S.Paulo, o cantor afirmou que, apesar das diferenças de opinião, segue bem próximo do colega de banda. Ele declarou:
“Amo John, é um dos meus amigos mais próximos. Nos vemos de dois em dois dias, nos ligamos diariamente. Tivemos nossas divergências sobre política americana no passado, e não sei o que ele pensa hoje. Mas nos amamos e respeitamos.”
Em seguida, o frontman destacou os pontos políticos sobre os quais ambos concordam. Se não há consenso no que tange aos rumos dos Estados Unidos, há acordo em relação aos pensamentos a respeito do mundo — especialmente a Armênia, país de origem de suas famílias.
“Ele votou no (Barack) Obama, não quis ir com Hillary Clinton. Sobre a questão armênia e política global, concordamos.”
No que diz respeito à questão armênia, Tankian tem chamado atenção para a disputa de décadas entre Armênia (de maioria cristã) e Azerbaijão (com mais muçulmanos) pela área de Nagorno-Karabakh, localizada em uma região montanhosa no sul do Cáucaso. Após um cerco, forças azeris tomaram a região em setembro de 2023 e expulsaram a população armênia de 120 mil habitantes. As duas últimas músicas lançadas pelo SOAD como singles, “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz”, arrecadou fundos para prestar auxílio aos moradores dali.
Serj Tankian, John Dolmayan e política americana
De volta à política americana, John Dolmayan tem apoiado publicamente o ex-presidente e atual candidato Donald Trump. Também fez críticas à obrigatoriedade de vacinação contra covid-19 durante a pandemia.
Apesar de expressar proximidade com seu cunhado, Serj Tankian ainda assim ressaltou sua opinião sobre o quão ruim seria um retorno do candidato do Partido Republicano:
“Um segundo mandato de Trump seria a pior coisa para a Armênia. Ele ama ditadores — o [presidente da Turquia, Recep Tayyip] Erdogan, o [presidente do Azerbaijão, Ilham] Aliyev, o [presidente da Rússia, Vladimir] Putin. Vai se juntar a eles e vai ser terrível para a Armênia.”
System of a Down, presente e futuro
Apesar de ainda existir de forma oficial, o System of a Down não é mais uma banda em tempo integral. Recentemente, o quarteto se reuniu para um show no festival Sick New World, em Las Vegas. O momento foi um reencontro esporádico para uma carreira que não tem previsão de ser retomada.
Apenas uma apresentação está na agenda do grupo atualmente. Será no dia 17 de agosto, no Golden Gate Park, em São Francisco, ao lado de Deftones, The Mars Volta, Viagra Boys e Vowws.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.