Não há dúvidas de que Ronnie James Dio é um dos vocalistas mais influentes da história do heavy metal. Porém, quais bandas ofereceram inspiração para o saudoso cantor, falecido em 2010?
Em entrevista de 2005 ao site DMME Let it Rock, o próprio Dio revelou os dois grupos que mais o influenciaram especificamente dentro do rock. São eles: Deep Purple e Led Zeppelin.
Vale lembrar que a conexão de Dio com o Purple tornou-se estreita ao longo da década de 1970, pois ele tocou com o guitarrista da banda, Ritchie Blackmore, no Rainbow. Já com o Zeppelin, a relação era apenas de admiração, a ponto de tocar covers de “Black Dog” e “You Shook Me” em shows com o grupo Elf, no início dos anos 1970.
“As bandas que me influenciaram foram Deep Purple e Led Zeppelin. Foram, principalmente, bandas britânicas daquela era, mas especialmente Purple e Zeppelin. Foram as que me fizeram desejar trabalhar nisso mais e mais.”
Em seguida, Ronnie citou que o Elf, sua banda anterior ao Rainbow, era “meio honky tonk rock and roll”.
“Porém, sempre quis tocar música mais pesada. Adorava a musicalidade dessas bandas. Achava que eram os melhores músicos da Terra! Eram as pessoas com quem eu me importava de verdade quando curtia esse tipo de som.”
Bandas contemporâneas
Nesta mesma entrevista ao DMME Let it Rock, Ronnie James Dio revelou algumas bandas mais contemporâneas que estava curtindo naquela época. O vocalista gostava do som de Evanescence e The Darkness.
“A última banda que consigo me lembrar é o The Darkness. A música tocava na MTV o tempo todo. Era interessante, meio que cantarolei junto. Mas a que eu mais gostei foi o Evanescence. Ouvi o álbum deles e gostei do que fizeram. Essas são as únicas coisas com as quais estou cantando junto recentemente (risos).”
Sobre Ronnie James Dio
Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.
Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.
A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.
Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.
Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.